60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro

5 formas de despertar ideias para escrever um livro

“Escrever um livro”. Declarado assim, numa pancada só, parece uma tarefa gigante, uma realização muito difícil. Afinal, tudo começa com um passo já muito desafiador: ter uma boa ideia.

A boa notícia é que não é preciso esperar a musa aparecer para começar a escrever um livro. Existem várias maneiras de estimular sua criatividade e se inspirar. Se estiver disposto a testar por si mesmo, confira nossas 5 dicas para ter boas ideias:

Pratique a “tempestade de ideias”

Vinda da expressão em inglês “brainstorming”, a tempestade de ideias é um método que abre mão de formalismos e sistemas definidos para deixá-las fluírem livremente. Afinal, querer colocar no papel a história do livro já pronta e organizada é um tremendo assassinato de criatividade.

Experimente, pelo menos uma vez, se concentrar no assunto sobre o qual você quer escrever e sair anotando tudo o que vier à cabeça. Depois, monte um mapa mental com tudo o que você pôs no papel, organizando as ideias por correlação. Vai ficar muito mais fácil de desenvolver sua criatividade!

Mantenha um caderno de bolso

Nada mais frustrante do que ter uma ideia excelente para uma história no meio da rua e, quando chegar em casa, não conseguir se lembrar dela. Por isso, é importante sempre ter um caderno ao alcance das mãos. A melhor parte é que esse hábito de tomar notas vicia com facilidade. Uma vez que isso aconteça, você terá uma nova e poderosa ferramenta de criatividade e consulta.

Pratique regularmente uma atividade física

Uma parte considerável de nossas boas ideias acontece durante atividades completamente desconectadas da escrita e do trabalho — pense nas inspirações que você já teve no chuveiro, por exemplo.

Só que você não precisa ficar esperando ideias caírem do céu. A adrenalina, o bem-estar e a concentração no exercício são extremamente favoráveis para a criatividade. Além de tudo, as atividades físicas ainda melhoram sua saúde!

Não faça absolutamente nada

Bom, quase absolutamente nada. O objetivo é deixar sua mente relaxar e seus pensamentos viajaram para assuntos que não sejam relacionados à escrita. Ouvir música pode ajudar muito na hora de quebrar sua rotina e parar tudo para devanear.

Um efeito colateral possível é começar a rir sozinho de ideias absurdas, mas isso seria um ótimo sinal! Nesse ponto, você conseguiu relaxar e está tendo novas inspirações.

Pratique a observação e a escuta empática

Comece observando a si mesmo. A maioria das pessoas escuta já se preparando para responder ou retrucar. Em vez disso, experimente ouvir seu interlocutor sem interrompê-lo nem uma vez.

Se você já escuta empaticamente, pode passar para o próximo passo: ir para algum lugar lotado e ouvir tudo em sua volta. Como já estará habituado a ouvir serenamente, seu cérebro não vai atrapalhar o que você ouve com julgamentos e críticas.

Observar as pessoas à sua volta com a mesma serenidade com que escuta pode ser uma mina de ouro para ter novas ideias para um livro, especialmente para a criação de personagens.

Com as sugestões descritas aqui, você vai ter uma nova perspectiva sobre como se inspirar para escrever um livro. Gostou dessas dicas? Então mande este artigo para alguém que você acha que poderia se beneficiar com elas e troque ideias. Nada melhor do que um ponto de vista diferente!

Postagens relacionadas
61736-conheca-o-estilo-de-literatura-barroca-e-seus-principais-autores
Conheça o estilo de literatura barroca e seus principais autores
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você
Depositphotos_24556811_m-2015.jpg.jpeg
5 formas de começar a escrever um livro
5-elementos-fundamentais-para-escrever-um-livro-de-suspense.jpeg
5 elementos fundamentais para escrever um livro de suspense
4-dicas-de-redacao-para-escrever-um-livro.jpeg
4 dicas de redação para escrever um livro