4-dicas-de-redacao-para-escrever-um-livro.jpeg

4 dicas de redação para escrever um livro

Todo mundo tem alguma história ou ensinamento interessante para compartilhar, certo? Para os apaixonados pela leitura, não há método mais eficiente e encantador do que passar esse conhecimento adiante por meio da escrita.

Criar e redigir um livro são maneiras complexas, porém recompensadoras, de imortalizar pensamentos e palavras. Para isso, é necessário ter tempo, dedicação e cuidados mais técnicos com o seu conteúdo.

No post de hoje, você poderá conferir algumas dicas importantes para escrever um livro com qualidade e inspiração. Acompanhe.

1. Estimule seu instinto criativo

Começar a escrever não está fácil? As ideias não estão fluindo?

É hora de desconectar-se do seu lado mais técnico e racional para estimular as suas emoções.

Mantenha-se motivado usando as principais inspirações que mexem com a sua sensibilidade. Pode ser uma música que lhe faça chorar, um filme engraçado, uma poesia complexa e misteriosa, um conto do seu autor favorito ou uma longa conversa com seus amigos.

Além disso, procure diferentes lugares para escrever além de sua própria casa, como parques, praças, cafeterias e clubes. O combustível da criatividade está em sair da rotina.

2. Transforme suas ideias em narrativas

A melhor maneira de escrever um livro é na prática. Por isso, se não tiver a estrutura da história já formada em sua cabeça, comece colocando as suas ideias no papel, de forma livre e sem pressão.

Pode ser o prefácio do livro, alguns pensamentos do protagonista, uma cena de ação, um diálogo ou divagações que deseja explorar no futuro. Aos poucos, você verá que as palavras naturalmente começarão a apontar para uma certa direção.

Identifique seu estilo de acordo com as principais emoções que você está tentando comunicar, e use isso para definir o tipo e a base da narrativa do seu texto. Pode ser uma fábula, um romance, ou até mesmo uma coletânea de crônicas.

3. Atente-se à ortografia e à gramática

Que seu livro precisará ser lido por um ou dois revisores antes de ser publicado, isso é fato, caro escritor. Mas isso não o isenta de estreitar laços com o vernáculo, ou seja, nosso bom e velho idioma pátrio.

Invista em conhecer um pouco mais a estrutura da língua portuguesa. Enriqueça seu vocabulário, e não abandone a sintaxe. Para tanto, explore obras de referência como: Dicionário Prático de Regência Verbal, Dicionário Prático de Regência Nominal e Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Outra ferramenta muito útil para quem trabalha com a escrita é a Busca no Vocabulário, disponibilizada na página da Academia Brasileira de Letras. Ali é possível resolver dúvidas sobre a nova ortografia, por exemplo. E caso a sua busca não tenha resultados, você pode entrar em contato via e-mail e logo terá o ponto de vista da ABL sobre a determinada grafia.

4. Não desassocie a sua história do seu personagem

Ao escrever um livro e criar seus personagens, é muito comum que pensemos primeiro em sua idade ou características físicas, certo?

A não ser que esteja trabalhando com comics ou quadrinhos, essas informações devem ser deixadas para o final. Priorize as características que farão diferença no contexto da sua narrativa, pois é isso o que importa na construção da história.

Por isso, antes de definir altura, cor dos olhos do personagem ou tipos de roupas que ele usa, descubra quais são seus defeitos, qualidades, traumas, objetivos e o que ele estará disposto a fazer para alcançá-los.

Tenha em mente que a combinação de personalidade e experiências é o que trará complexidade para o seu protagonista, e consequentemente, para a sua narrativa.

Lembre-se de sempre ler e reler a sua história, mesmo após o término do seu texto. Não tenha medo de fazer retoques, acrescentar ou eliminar informações antes mesmo da revisão. O importante é lapidar o seu livro até que ele fique exatamente do modo que deseja.

Gostou de nossas dicas? Quer saber mais sobre como escrever um livro de sucesso? Curta a nossa página do Facebook e continue por dentro do universo da literatura!

Postagens relacionadas
Depositphotos_85881532_m-2015.jpg.jpeg
3 dicas para escrever um livro de romance
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você
x_dicas_de_aplicativos_incriveis_para_escritores.jpg.jpeg
5 dicas de aplicativos incríveis para escritores
entenda-a-importancia-da-figura-do-heroi-para-historias-de-sucesso.jpeg
Entenda a importância da figura do herói para histórias de sucesso