4-dicas-para-escrever-um-livro-de-fantasia-para-criancas.jpeg

4 dicas para escrever um livro de fantasia para crianças

A infância é um período repleto de estímulos que convidam as crianças a se desligarem do mundo real e, como em um passe de mágica, se teletransportarem para cenários imaginários. Por isso, quem melhor que os pequenos para entrar de cabeça em um livro de fantasia?

Esse tipo específico de história permite a criação de mundos com elementos que jamais poderiam se tornar realidade. Aliás, vale a pena ressaltar que isso é exatamente o que diferencia a fantasia da ficção científica: a possibilidade de que os elementos fictícios tornem-se reais.

Para que você tenha sucesso ao escrever seu próprio livro de fantasia para crianças, separamos as quatro dicas abaixo. Continue a leitura e confira!

1. Capriche na ambientação

Ambientar uma aventura no mundo real, como o conhecemos, não parece muito atraente nem mesmo para os adultos, não é? Imagine então para o público infantil, que sempre espera algo grandioso e imaginativo. Por isso, um livro de fantasia merece um universo mágico à altura.

Se escrever já permite usar e abusar da criatividade por si só, a liberdade de criação é ainda maior quando trata-se de escrever para crianças.

Outro ponto positivo é que dependendo da faixa etária que sua obra pretende atingir, não será necessário trabalhar muitos detalhes ao descrever o cenário. Nesse caso, quanto mais jovem o público, mais permissão para ser fantasioso e menos explicações você precisará prestar.

2. Crie personagens fora do comum

Se o universo do livro pode ser mágico, quando se trata dos personagens, isso é quase que uma regra. Afinal, são eles os responsáveis por cativar os leitores e levar a história adiante. Logo, se forem pessoas comuns, não haverá nada de fantasioso na obra, concorda?

Tente se lembrar de personagens de histórias famosas. Cada um, à sua maneira e em um certo momento da história, se descobre como um ser extraordinário.

Se os adultos têm dificuldade para criar vínculos com personagens muito irreais, as crianças, ao contrário, os adoram, mesmo que suas características sejam completamente inexplicáveis no mundo real.

3. Construa um vilão marcante

Todo livro de fantasia precisa de um vilão para ser o contraponto da obra. Claro que no caso da literatura infantil, não estamos nos referindo a um personagem violento, já que isso seria inadequado ao público.

Nesse caso, o antagonista deve apresentar problemas que as crianças possam entender e identificar facilmente como algo negativo e que não deve ser reproduzido. Porém, apesar de toda essa obscuridade, ele deve ser um personagem interessante e até mesmo cativante ao mostrar potencial para se transformar em algo do bem.

Esse personagem será essencial para ajudar a afirmar os valores da sua história — o que nos leva à próxima dica.

4. Transmita bons valores

Toda obra tem algo a nos ensinar e os livros de fantasia infantil não fogem à regra. A construção e a caracterização dos personagens ajudam a mostrar para as crianças qual a moral da história. 

É evidente que sua história não precisa ser uma das fábulas de Esopo, mas colocar valores importantes na educação do ser humano, como a generosidade, a coragem, a lealdade, entre outros, pode ser um grande diferencial para tornar seu livro um sucesso.

Há séculos, a literatura é usada como forma de educar crianças. Então, por que não aproveitar para transmitir um ensinamento e ganhar a atenção dos pais e professores também?

Gostou das nossas dicas para escrever um livro de fantasia para crianças? Se quiser saber mais sobre o universo literário, entre em contato conosco. Nós, da Autografia, somos especialistas em publicação de obras e podemos tirar todas as suas dúvidas!
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
de-hobby-a-profissao-descubra-como-ser-um-escritor.jpeg
De hobby a profissão: descubra como ser um escritor!
tire-5-principais-duvidas-sobre-o-copidesque.jpeg
Tire 5 principais dúvidas sobre o copidesque
feira-de-livros-saiba-quais-sao-as-principais-para-2018.jpeg
Feira de livros: saiba quais são as principais para 2018
estender-500-como-escolher-um-bom-titulo-para-o-seu-livro.jpeg
Como escolher um bom título para o seu livro
afinal-como-funciona-a-tiragem-de-livros-nos-explicamos.jpeg
Afinal, como funciona a tiragem de livros? Nós explicamos!