58676-4-elementos-basicos-para-escrever-um-livro-de-sucesso

4 elementos básicos para escrever um livro de sucesso

Escrever um livro e tê-lo publicado já deixou de ser algo alcançável apenas a uma elite intelectual privilegiada. Graças à internet, hoje, qualquer escritor pode ter realizado seu sonho de ver seu livro nas prateleiras das principais livrarias.

Também é possível fazer a publicação por conta própria – as chamadas autopublicações. Você escreve e manda para uma plataforma que cuida do resto automaticamente e pronto! Seu “livro” sai do forno direto para as prateleiras da livraria virtual.

Com um público cada vez mais exigente, e cansado de ter que ficar procurando obras de qualidade no meio de tanto material, a necessidade de primar pelo profissionalismo tem se tornado cada vez maior.

Se você deseja escrever um livro e vê-lo tomar um aspecto profissional, confira os elementos que não podem faltar em um livro de sucesso:

1. Pesquisas

Não se constrói uma boa história sem antes fazer uma profunda pesquisa. Seja para embasar o seu enredo, seja para definir o público-alvo, ou mesmo para definir o gênero da obra ― este ponto é importante para, depois, analisar se seu livro se enquadra na linha editorial das editoras.

Independentemente de sua história se passar no mundo real ou em um universo totalmente criado por você, as pesquisas serão responsáveis por fundamentar seu enredo, seus personagens e ambientes, de forma que você consiga criar verossimilhança.

Pesquise também para definir seu gênero e, principalmente, encontrar seu público-alvo. Isto é: as pessoas que provavelmente gostarão de ler o seu livro.

2. História envolvente

Você só conseguirá escrever uma história envolvente se você também se envolver nela. A partir do seu envolvimento na história, você dará vida aos seus personagens. Crie um enredo que fuja do lugar comum, mas não “viaje na maionese”. Lembre-se da verossimilhança.

Um autor, certa vez, disse que não existem novas histórias, somente há novas maneiras de contar sempre a mesma velha história! Tenha isso em mente. A criatividade não está em como você inventa coisas que não existem, mas na forma como você consegue conduzir seu leitor até o fim do livro, com paixão e entusiasmo.

3. Vozes

Sabe o que torna um autor em um imortal consagrado? As suas vozes. Isto é, o seu estilo único, próprio, exclusivo. Aquela maneira de contar que somente ele possui.

Não se preocupe em se tornar o novo Maupassant, muito menos tente copiar o estilo de um Dostoiévski da vida. O importante é encontrar suas próprias vozes.

Encontre sua voz de autor, em primeiro lugar. Depois, encontre a voz narrativa de cada obra. Mais ainda: encontre a voz individual de cada personagem e depois de cada situação que cada personagem se encontra.

4. Qualidade

A primeira dica que os grandes escritores dão para os iniciantes é: “Quer escrever um livro? Então, simplesmente escreva!” Isso é verdade. O fluxo de escrita deve se iniciar assim mesmo, no despejo de palavras.

No entanto, após terminar a escrita, vem a principal parte: fazer sua edição de autor. Isto é, fazer o que for necessário para deixar sua obra de acordo com um padrão mínimo de qualidade aceitável para ser chamada de livro!

Esta parte pode ser um pouco dolorosa para o autor iniciante, porque boa parte disso significa fazer cortes significativos no livro. Corte palavras e frases em excesso. Corte parágrafos inteiros que não deveriam estar lá. Aliás, jogue fora até mesmo capítulos inteiros, caso eles estejam desalinhados com o resto da história!

Também podem ser feitos acréscimos e modificações do texto, tudo para melhorar a legibilidade e fluxo da história. Alinhe o estilo, mantenha uma linguagem única por todo o livro e não quebre o ritmo.

Por fim, faça uma boa revisão. Corrija ortografia, pontuação, concordâncias e tudo mais que for necessário. Se puder, invista numa revisão profissional!

Agora, mãos à obra! Tenha essas dicas de como escrever um livro em mente e crie uma história única! Aproveite e deixe seu comentário dizendo o que achou das dicas.

Postagens relacionadas
capaprojetoblogpodcast
Está no ar o programa com Paulo Motta, do livro “O Segundo Peixe”
capaprojetoblogpodcast
Está no ar o programa com Angela França, autora do livro “Metrô: os trilhos que mudaram o Rio”
Sem título
Livro mostra recursos para lutar contra a alienação parental
capa programa 2
Confira o segundo programa da Rádio Autografia, com Priscila Hirle
capaprojetoblogpodcast
Está no ar o terceiro programa da Rádio Autografia, com Fran Junqueira e Buriga