4-erros-que-devem-ser-evitados-ao-publicar-um-livro.jpeg

9 erros que devem ser evitados ao publicar um livro

Autores de primeira viagem ficam ansiosos e, na pressa de alcançar seus objetivos, podem cometer uma série de erros ao publicar um livro. Para evitar isso, saber o que não deve ser feito, muitas vezes, pode ser mais importante e eficiente do que o contrário.

A verdade é que escrever é apenas o início de uma longa jornada, até finalmente ver o livro publicado e começar a sentir o reconhecimento como um bom autor. Então, pensando em ajudar você com isso, elaboramos aqui algumas dicas baseadas nos principais erros de autores iniciantes. Acompanhe o artigo para conferir!

1. Desistir nas primeiras dificuldades

carreira de escritor não é fácil, nem mesmo para os autores consagrados. As dificuldades são muitas, mas a satisfação compensa. Portanto, continue persistindo, se profissionalizando e se adaptando aos desafios do ofício.

Inclusive, caso queira obter ajuda em todo o processo que envolve uma publicação, não hesite em busca uma editora de confiança para uma parceria de sucesso e crescimento mútuo!

2. Não fazer um planejamento

Se o seu objetivo é produzir um livro apenas para a família ou amigos, pode começar a escrever agora mesmo. Mas, se a intenção é publicar um trabalho literário, tenha em mente que alguns fatores devem ser muito bem analisados antes mesmo de escrever. Questione-se quanto aos seguintes aspectos:

As respostas dessas perguntas poderão servir como uma orientação ao seu projeto, ajudando você a desenvolver uma visão mais ampla de todo processo que envolve a publicação de um livro.

3. Deixar de ler corretamente as orientações das editoras

Antes de eleger uma editora, é imprescindível conhecer sua linha editorial e verificar com atenção todas as orientações contidas no site dela. Se o livro a ser publicado trata da área jurídica, por exemplo, enviar seus originais a uma editora que não trabalha com essa linha só resultará em perda de tempo e aborrecimentos.

4. Não fazer uma boa revisão

Um dos erros mais graves — e mais comuns — é o autor entender que não precisa revisar o que escreveu por ser essa a função do profissional revisor. Bom, isso é verdade, mas não exclui essa tarefa do autor, já que a revisão é parte integrante da produção literária.

Escrever bem não deve ser confundido com redigir muitas páginas. A produção de um bom texto deve ter como base várias releituras e cortes feitos pelo autor. Até porque os cortes só aprimoram o texto: quanto mais se lê, mais palavras desnecessárias são localizadas.

O trabalho de revisão por parte da editora — o copidesque — só é realizado após a entrega do original, para melhoria de trechos no texto que não foram observados no momento da criação.

5. Dispensar a opinião de outras pessoas

Antes de procurar uma editora, também é importante mostrar o trabalho para alguém próximo, de sua confiança, para garantir uma opinião honesta. Afinal, uma opinião externa abre novas perspectivas e levanta questões importantes para o amadurecimento de uma obra.

Caso não haja interesse por parte dos seus amigos e familiares, a internet pode lhe auxiliar nesse sentido: busque grupos de escritores em sites ou redes sociais. Faça amizades, leia o trabalho dos outros e peça um feedback sobre o seu livro.

6. Não dar importância a um bom lançamento

Outra etapa importante, e desconsiderada por muitos, é planejar o lançamento do livro — afinal, é aqui que a primeira impressão será causada ao seu público. Esse planejamento envolve a definição de vários aspectos, como:

  • local onde será realizado;
  • lista de convidados;
  • formas para elaboração dos convites;
  • quantidade de exemplares para autografar e vender/
  • alimentos e bebidas para a recepção;
  • horário de início e término.

Além disso, não se esqueça de pensar nas melhores formas de divulgar o evento nas redes sociais. Uma ideia gratuita e eficiente é criar um evento no Facebook e acompanhar quais pessoas confirmaram presença.

7. Não ter canais diversos de venda para o livro

Para ser vendido, o livro precisa ser encontrável por diferentes canais. Até porque, como pessoa física, é praticamente impossível colocá-lo em uma livraria. Há, contudo, formas alternativas de deixá-lo acessível atualmente.

A venda direta por um site de autoria própria é uma delas. Nesse formato on-line, é possível até disponibilizar formas de pagamento que oferecem segurança ao comprador. Outro canal que funciona muito bem é uma página no Facebook criada especialmente para divulgar e interagir com leitores. Você pode dispor links para levar as pessoas ao seu site e/ou blog e convertê-las em leitores por meio de formulários de contato.

Por falar em blogs, postagens semanais de artigos interessantes têm, muitas vezes, mais capacidade de impulsionar vendas de livros do que publicidades pagas no Facebook, por exemplo. Pense nisso!

8. Não divulgar a obra nas redes sociais

Não é só quanto à venda que as redes sociais podem ser uteis, mas também quanto à própria divulgação do livro. Além do Facebook e do Instagram, o LinkedIn é uma excelente ferramenta para demonstrar autoridade na sua área e fazer marketing.

Novamente, vale a pena ressaltar a importância de criar um blog para atrair leitores e divulgar o livro. A longo prazo, essa é uma das melhores maneiras de mostrar as suas habilidades de escrita, trocar comentários com o público, envolver-se com as pessoas e tornar-se um verdadeiro autor, com seguidores em mídias sociais.

9. Não contratar uma empresa que dê o suporte necessário

Mesmo para autores experientes, é praticamente impossível fazer sozinho tudo o que dissemos até aqui. Por isso, é fundamental buscar empresas que ofereçam o suporte necessário e de forma profissional, desde a diagramação até o lançamento.

Enfim, são vários os fatores que devem ser observados para evitar erros ao publicar um livro. O mais importante é observar os aspectos comentados em nossas dicas e contratar os serviços de uma boa editora, como a Autografia, que proporciona a você todo o suporte necessário.

Então, já pensou em publicar aquele projeto de obra incrível que está aguardando na gaveta para ser publicado? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços personalizados para realizar o seu sonho!

CTA-2
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
4-filmes-sobre-escritores-que-vao-inspirar-sua-obra-literaria.jpeg
4 filmes sobre escritores que vão inspirar sua obra literária!
quais-os-elementos-da-narrativa-sao-mais-importantes-e-como-estruturalos.jpeg
Quais os elementos da narrativa são mais importantes e como estruturá-los?
voce-sabe-o-que-e-revisao-de-literatura-entenda-aqui.jpeg
Você sabe o que é revisão de literatura? Entenda aqui!
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você
o-que-e-o-metodo-snowflake.jpeg
O que é o método snowflake?