4-erros-que-devem-ser-evitados-ao-publicar-um-livro.jpeg

4 erros que devem ser evitados ao publicar um livro

Autores de primeira viagem ficam ansiosos para publicar o primeiro livro e, na pressa de alcançar seus objetivos, podem cometer uma série de erros que seriam evitados com algumas orientações valiosas.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para evitar os erros mais comuns. Antes de publicar um livro, dá só uma olhada:

Não fazer um planejamento

Se o seu objetivo é produzir um livro apenas para a família ou amigos, pode começar a escrever agora mesmo. Mas se a intenção é publicar um trabalho literário, tenha em mente que alguns detalhes precisam vir antes. Você deve se fazer as seguintes perguntas: Existe um mercado para o meu livro? Qual é o meu público alvo? Como posso promover o meu material? As respostas a essas perguntas irão orientar a sua proposta e te ajudar a desenvolver uma visão mais ampla de todo o processo que ainda está por vir.

Ignorar a opinião de outras pessoas

Antes de procurar uma editora, mostre o seu trabalho para alguém próximo, de confiança e que você saiba que dará uma opinião honesta. Se os seus amigos ou familiares não estiverem interessados, a internet pode te ajudar. Entre em grupos de escritores em sites ou redes sociais, faça amizade, leia o trabalho dos outros e peça um feedback do seu livro. O ideal é que a pessoa leia o livro impresso, para que você não corra riscos de plágio. Uma opinião vinda de fora abre novas perspectivas e levanta questões importantes para o amadurecimento de um livro.

Não fazer uma boa revisão

Terminou de escrever o livro? Ótimo, agora descanse e fique um tempo sem olhar para o material. É preciso uma certa distância antes de verificar os erros gramaticais e o ritmo da história, pois os seus olhos já estão tão acostumados com o texto ao ponto de deixarem pequenos detalhes passarem desapercebidos. Não se esqueça de salvar as edições em arquivos separados e nunca exclua o material original, pois ele pode ser importante mais a frente.

Desistir nas primeiras dificuldades

A carreira de escritor não é fácil para ninguém; nem mesmo para os autores consagrados. Os percalços são muitos, mas a satisfação compensa. Então, continue persistindo, se profissionalizando e se adaptando aos desafios da profissão. Procure uma editora de confiança, como a Autografia, que será, antes de tudo, uma parceria de sucesso e crescimento mútuo.

Agora que você já conhece os erros que devem ser evitados ao publicar um livro, é hora de focar na sua história. Mas antes, deixe o seu comentário e nos conte o que achou das dicas!

Postagens relacionadas
como-publicar-um-livro-veja-diferentes-maneiras.jpeg
Como publicar um livro: veja diferentes maneiras
imagem
Como publicar um livro: veja diferentes maneiras
como-identificar-o-publicoalvo-de-meus-livros-antes-de-divulgalos.jpeg
Como identificar o público-alvo de meus livros antes de divulgá-los?