5-dicas-de-livros-para-escritores-iniciantes.jpeg

5 dicas de livros para escritores iniciantes

Fuja do senso comum. Essa é a lição de todos os autores que vamos apresentar a seguir, e também atitude essencial para ser um escritor de sucesso. O pensamento otimista e ambicioso de um estudante deve ser o mesmo de um aspirante a escritor, independentemente de gênero ou idade.

Existe espaço no mercado e gente interessada em ler a sua história, mas, para isso, é preciso desenvolver qualidades que engrandecem uma narrativa e o estilo. Nada melhor do que conhecer ótimas dicas de livros para escritores iniciantes! Vamos nessa?

1. A arte da ficção, de David Lodge

Esse livro de Lodge, britânico considerado um dos maiores autores da moderna literatura inglesa, viaja por 50 temas que cobrem toda a criação de uma ficção, do começo ao fim. Ele explora exemplos de obras contemporâneas, tecendo valiosos comentários.

O conteúdo é esclarecedor e oferece um ambiente de descoberta, além de ampliar noções e experiências tanto de aspirantes como de escritores experientes. Os temas, ou artigos, são abordados com um toque de humor que auxilia no crescimento pessoal a partir de uma linguagem instrutiva e, ao mesmo tempo, prazerosa.

2. A jornada do escritor, de Christopher Vogler

Vogler é um roteirista de Hollywood que baseou o conteúdo desse livro em anos de estudo sobre o conceito da “Jornada do Herói”, de Joseph Campbell. Ele tomou como base dezenas de filmes importantes, somou a isso toda sua expertise de anos de trabalho com cinema e transformou o livro num dos pilares para quem quer descobrir formas de escrever ótimas histórias.

Partindo de uma estrutura mítica básica, Vogler navega pelos diversos tipos e arquétipos de criações e explora cada um deles, formando toda a complexidade do personagem.

3. O texto nu, de Zemaria Pinto

O livro que representa o Brasil nessas dicas é O texto nu. Seu conteúdo é voltado para o conhecimento básico das teorias da literatura, assim como a discussão de gêneros literários — tudo baseado em um aporte filosófico muito interessante.

Essa reflexão do autor paraense transita pelos princípios básicos da literatura como finalidade artística. São dez tópicos seguidos de uma conclusão que somam bastante para a formação de um escritor.

4. Sobre a escrita, de Stephen King

Stephen King dispensa apresentações. Nessa obra, ele descreve como foi descobrindo e desenvolvendo seu talento como escritor, da infância ao estrelato. São conselhos literários de um dos mais bem-sucedidos e versáteis escritores da história.

King revela experiências e erros, e debate o processo criativo, bem como as necessidades básicas para se lançar nessa profissão. Ele faz tudo isso numa ótica literária de não ficção, ou seja, ele amarra todos os pontos com habilidade única numa narrativa.

5. Vida de escritor, de Gay Talese

Talese é uma lenda do jornalismo literário, presente em todos os cursos de comunicação. Grande escritor de perfis e narrativas da rotina, ele é especialista em enxergar além daquilo que todos consideram comum. Essa obra é ótima pedida para aprender sobre pesquisa e sua importância na formação de personagens.

A obra é um compilado de experiências jornalísticas, entrevistas e uma aula de estilo que Talese condensou desde os tempos de estudante até o auge como redator no New York Times e na revista New Yorker.

Como vimos, não falta conteúdo teórico e experiência compartilhados por gigantes da literatura, não é mesmo? Esses livros são primordiais para o escritor iniciante que vive uma fase de descoberta na literatura. A gênese de um bom escritor passa por uma boa formação, portanto, explore ao máximo e mergulhe nessas dicas.

Gostou das nossas indicações? Conhece outros bons livros para escritores iniciantes e quer compartilhar? Ficou com dúvidas? Comente abaixo.

Postagens relacionadas
Depositphotos_24556811_m-2015.jpg.jpeg
5 formas de começar a escrever um livro
49090-voce-ja-ouviu-falar-na-jornada-do-heroi
Você já ouviu falar na jornada do herói?
4-filmes-sobre-escritores-que-vao-inspirar-sua-obra-literaria.jpeg
4 filmes sobre escritores que vão inspirar sua obra literária!
Depositphotos_85881532_m-2015.jpg.jpeg
3 dicas para escrever um livro de romance
dissertacao-de-mestrado-o-que-fazer-para-transformala-em-um-livro.jpeg
Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?