5-dicas-essenciais-para-escrever-um-livro-infantil.jpeg

5 dicas essenciais para escrever um livro infantil

Encantar uma criança por meio da leitura é um desafio para muitos escritores. Ao contrário do que as pessoas pensam, escrever um livro infantil não é apenas imaginar uma história com personagens fofinhos e um final feliz. Atualmente, as crianças estão cada vez mais exigentes e críticas, e não é qualquer texto que vai prender a atenção delas, ainda mais com a forte “concorrência”: tablet, videogame, smartphone, entre outros aparelhos.
 
Para ajudar você a construir uma bela história, preparamos 5 dicas sobre como escrever um livro infantil e listamos as opções que os escritores têm para publicar o seu material. Confira:

Observe o mundo infantil

O primeiro passo para escrever um livro infantil é conhecer e entender do que as crianças gostam. Pesquise e leia tudo o que faz sucesso entre os pequenos, pois isso te dará uma base importante sobre que caminho seguir.
 
Ler outros livros infantis e procurar referências é a melhor forma de saber o que atrai as crianças e o que realmente lhes interessa nessas histórias. Mas claro, não se esqueça de observar os interesses e comportamentos das crianças que você conhece, quem sabe isso não rende uma inspiração?

Leve em conta a faixa etária

Outra dica essencial para você começar a escrever um livro infantil é definir o público para o qual sua obra será destinada. De acordo com a faixa etária dos leitores, você construirá uma história para crianças já alfabetizadas ou em fase de alfabetização.
 
No primeiro caso, é mais indicado usar imagens e texto de forma equilibrada, com estrutura e número de personagens maiores. Se a ideia é escrever para crianças em fase de alfabetização, use frases curtas, estrutura simples e abuse das ilustrações.

Capriche no enredo

Depois de definir o personagem principal e os personagens secundários, o ambiente em que os fatos acontecerão e a trama, procure envolver a criança com a história.
Lembre-se de que crianças gostam de se identificar com o personagem principal e viajar nas aventuras descritas no livro. Para gerar um maior envolvimento das crianças com a sua história, a criatividade não pode faltar! Use a sua imaginação para deixar uma mensagem positiva, mesmo que não seja em um final feliz.

Não negligencie o visual

Todos os escritores sabem que a capa de um livro infantil é muito importante para conquistar as crianças, portanto não economize no acabamento da sua obra, principalmente no que se refere à capa e ao título. O miolo também deve estar caprichado, com ilustrações bonitas e chamativas.

Invista na publicação

Que tal criar um e-book da sua história, ou seja, a versão digital do seu livro? Essa é uma boa opção para novos escritores e/ou para aqueles que não dispõem de recursos financeiros para investir na versão impressa. Outra opção é enviar a sua obra para as editoras e esperar que alguma delas se interesse ou buscar os agentes literários, que fazem a ponte entre as editoras e os escritores. Também há a possibilidade de procurar empresas que trabalhem com pequenas tiragens, dando oportunidade aos escritores de primeira viagem.
 
Se você quer se tornar um escritor famoso, criando as melhores histórias para crianças, siga nossas dicas. Você tem alguma outra sugestão sobre como escrever um livro infantil? Deixe seu comentário.
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
como-divulgar-um-livro-academico.jpeg
Como divulgar um livro acadêmico?
Aprenda a superar um bloqueio criativo ao escrever um livro
Aprenda a superar um bloqueio criativo
vai-escrever-um-livro-planeje-melhor-o-seu-tempo-com-essas-5-dicas.jpeg
Vai escrever um livro? Planeje melhor o seu tempo com essas 5 dicas!
49139-x-dicas-de-series-para-escritores-que-voce-precisa-assistir
5 dicas de séries para escritores que você precisa assistir
utilizando-referencia-bibliografica-da-maneira-correta-em-sua-escrita.jpeg
Utilizando referência bibliográfica da maneira correta em sua escrita