Depositphotos_24556811_m-2015.jpg.jpeg

5 formas de começar a escrever um livro

Há muitas formas de começar a escrever um livro. A primeira linha ou o primeiro parágrafo podem vir depois de muito avanço — e não necessariamente no começo do processo de escrita.

Começar com algo no estilo do famoso “Era uma vez…” pode ser bom — mas, dependendo do gênero, não vai ser o suficiente. Então que atitudes o escritor pode tomar para iniciar sua obra? No post de hoje, apresentamos algumas ótimas soluções! Vamos lá?

Deixe para começar depois

Muitas vezes, o desenvolvimento do livro pode vir antes da primeira frase. Afinal, as reescritas costumam ser tantas, que muita coisa muda até que a obra seja finalizada. Dependendo do gênero literário que você escreve, não adianta mesmo querer começar pelo começo!

Pode parecer besteira, mas não é. Um livro de poemas pode ser reestruturado várias vezes, até que se encontre o texto que dará início à obra. Já um romance pode depender de muitas coisas para que se decida seu começo. Pode ser melhor recomeçar várias vezes, até que o início da trama se defina. Dessa forma, você se sentirá mais seguro para construir a introdução à história.

Comece pelo protagonista

Muitos escritores iniciam sua escrita pela definição e construção do protagonista. Dependendo do perfil dele, da vida que ele terá e de sua personalidade, a obra correrá de um ou de outro modo.

Com o personagem constituído, você pode definir melhor como o livro começará, assim como começar a montar o eixo da história. Pode ser que ela se inicie com uma fala enigmática ou com uma cena de crime — isso vai depender muito de como os personagens vivem e interagem e, mais uma vez, do gênero literário em que você está criando.

Preste atenção a frases inquietantes

Alguns escritores relatam que começam um romance com apenas uma frase — que escutaram na rua, no ônibus, no metrô… Eles ouvem algo de passagem, em um corredor, rodoviária ou aeroporto, e pronto. Aquela frase fica na memória — o autor pode até anotá-la ou, então, simplesmente decorá-la — e o escritor passa a trabalhar ao redor dela.

Isso pode ser fantástico para despertar um argumento, um parágrafo ou, até mesmo, um livro inteiro. Estar atento às conversas e às palavras ao redor pode ser uma fonte infinita de inspiração!

Inspire-se no que você observa

Diz-se que todo escritor tem uma antena ligada nos acontecimentos, sendo um bom observador. Isso pode realmente fazer muita diferença! Assim como as frases ouvidas por aí, uma situação observada — ou mesmo inventada, a partir de um único instante que você observou — pode ser o começo da construção de uma boa história. Ter um roteiro ou um esboço de trama na cabeça pode ser a fundação de um poema, romance ou conto.

Leia muito e tenha contato com outros textos

É quase impossível ser totalmente original. As histórias de hoje vêm de outras, inspiradas em leituras, em narrativas de jornais, revistas, televisão, cinema, jogos. E isso não importa! O que interessa é formar um bom repertório, tanto do verossímil quanto do absurdo, para partir sempre de algum lugar de referência.

A leitura fomenta fortemente as ideias de um escritor. Inspirados em outros textos, eles têm ideias que se transformam em obras interessantíssimas. Um exercício bom pode ser observar como grandes romances começaram, quais são suas frases iniciais e como estas prendem o leitor assim que ele inicia a leitura.

É claro que cada pessoa precisa descobrir seu modo ou seu método de escrita próprios — a forma de disparo, de iniciar uma obra. Mas, com nossas dicas, você encontrará inspiração para começar mais facilmente — especialmente se você quiser experimentar novos processos.

Como criar um livro depende do despertar de cada autor. E você, que métodos utiliza para encontrar inspiração? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Quais são as frases mais marcantes da literatura, para você? Deixe seu comentário e conte tudo pra nós!

 
Postagens relacionadas
generos-literarios-saiba-como-diferencialos.jpeg
Gêneros literários: saiba como diferenciá-los
5-dicas-de-livros-para-escritores-iniciantes.jpeg
5 dicas de livros para escritores iniciantes
Depositphotos_85881532_m-2015.jpg.jpeg
3 dicas para escrever um livro de romance
Como escolher um bom título para o seu livro
Como escolher um bom título para o seu livro
voce-sabe-como-escrever-uma-novela.jpeg
Você sabe como escrever uma novela?

Comentários no Facebook