6-livros-para-te-inspirar-a-escrever-melhor.jpeg

6 livros para te inspirar a escrever melhor

Escrever bem é um talento, mas também depende de muito esforço e repetição. Tentar, experimentar, errar e acertar são rotinas comuns na trajetória de quem quer se tornar escritor, seja lá em que campo ou nicho for. Mas onde aprender a escrever melhor? Cursos, oficinas, leituras compartilhadas e escolas podem ajudar muito, mas é sempre bom ter à mão um material de consulta ou de inspiração.

Vamos dar algumas dicas de livros aqui que podem ajudar a escrever melhor, especialmente porque foram produzidos por quem realmente entende do riscado. É claro que há inúmeras obras de escrita criativa no mercado ou oficinas de textos de escritores que ganham a vida tentando ensinar o que aprenderam. Mas que tal começar pelos aspectos linguísticos?

Nossas dicas não apenas inspiram, mas também informam e fazem refletir sobre a linguagem e a escrita. Confira!

“Comunicação em prosa moderna”

Este é um livro clássico dos cursos ligados à escrita, de autoria de Othon Moacyr Garcia. Foi publicado em primeira edição no final dos anos 1960 e nunca saiu de moda. Com ele, é possível refletir sobre problemas de gramática, mas também de semântica e de lógica na linguagem, questões que atazanam todos aqueles que lidam com a produção textual.

“É possível facilitar a leitura”

Duas linguistas, Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato, escreveram este livro publicado em 2007 e já reeditado. Com uma profusão de exemplos, as autoras mostram como é possível escrever e reescrever, sempre em busca de um texto mais fácil, mais legível, mais limpo. Não se trata apenas de um manual de regras ou de um livro de receitas milagrosas, mas de um estudo linguístico sobre modos de escrever.

“Prática de texto para estudantes universitários”

A obra, outro clássico dos estudos de produção textual, é de autoria de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza. Embora se dirija a “estudantes universitários”, o livro serve bem para todos aqueles que querem pensar e praticar a escrita. Vale mencionar que Tezza é um dos mais reconhecidos escritores – romancistas – da literatura brasileira contemporânea.

“Desvendando os segredos do texto”

Este é um dos livros que poderiam ser citados de autoria da linguista Ingedore Koch. Autora de vários manuais e livros sobre produção textual, coesão e coerência, ela é um dos nomes incontornáveis do Brasil quando o assunto é o texto e seus mistérios. Não é lá nenhuma obra que explicite questões propriamente literárias, mas certamente ajuda qualquer aspirante a escritor a repensar suas práticas e os mecanismos da produção textual.

“Da fala para a escrita”

Luiz Antônio Marcuschi é outro dos linguistas mais importantes do país. O livro em foco é cheio de exemplos e reflexões sobre a fala, a escrita e os processos de retextualização que podem levar de uma à outra. Sem contar que Marcuschi escreve de forma fácil, direta e leve – aspectos a que muitos querem chegar.

“Para escrever bem”

Este é um manual escrito por Otilia Bocchini e adotado em diversos cursos de escrita, revisão e edição de textos. Com exemplos, a autora mostra como é possível optar por construções menos ou mais fáceis, sem cair no erro ou no clichê.

Muito embora esses livros e manuais ajudem muito no trabalho com a produção de textos, é sempre inspirador ler diretamente os autores e escritores criativos e hábeis. Qualquer clássico ajudará a pensar na escrita e a obter inspiração.

Com leveza e humor, é sempre inspirador ler Luis Fernando Verissimo, por exemplo. Para uma escrita densa e altamente poética, João Guimarães Rosa é um banho de literatura.

Poetas, romancistas, cronistas podem ajudar o leitor na experimentação da linguagem, soltando parafusos que não podem ficar muito emperrados, na hora de criar. Que tal provar de tudo isso?

Gostou de nossas dicas? Tem outras? Que tal comentar nosso post e colaborar conosco?

 

Postagens relacionadas
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você
conheca-as-teses-do-conto-de-ricardo-piglia.jpeg
Conheça as teses do conto de Ricardo Piglia
Como escrever bons diálogos veja 4 dicas
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
Como escolher um bom título para o seu livro
Como escolher um bom título para o seu livro
utilizando-referencia-bibliografica-da-maneira-correta-em-sua-escrita.jpeg
Utilizando referência bibliográfica da maneira correta em sua escrita