6 melhores maneiras de se concentrar enquanto escreve

A regra de ouro dos escritores bem sucedidos é: não importa o meio, escrever qualquer tipo de texto requer concentração. Mas todo mundo já passou por um momento em que as distrações nos chamam e atraem muito mais do que a tarefa que precisamos cumprir. Você começou um blog, livro, roteiro para TV ou cinema e não está conseguindo ir em frente?

Estas 6 dicas vão te ajudar a se concentrar enquanto escreve! Acompanhe:

1. Admita que as distrações existem

Para começar, é preciso perceber que mais cedo ou mais tarde você irá se distrair. Aceite a realidade e não se sinta culpado toda vez que acontecer. Agora que você conhece o inimigo, pode se preparar melhor para derrotá-lo.

Sempre que perceber a distração se aproximando para atrapalhar, tome o controle da situação. Lembre-se do quanto é importante manter o foco.

2. Faça uma programação diária

Vimos que se concentrar enquanto escreve é vital. Mas muita gente acha que o importante mesmo é ter muito tempo disponível. Não é verdade, pois é possível administrar o tempo disponível para cumprir metas de escrita.

Olhe para as suas obrigações semanais e veja onde existe espaço para de dedicar ao que precisa escrever. Pode ser uma hora por dia durante a semana, mais a tarde inteira de sábado e a noite de domingo. O essencial é adaptar a sua realidade à sua vontade de escrever.

3. Adeque sua meta ao seu dia

Você está sem inspiração ou pegou um resfriado e precisa ficar de repouso. Quem sabe surgiu um problema e você ficou triste, com medo, sem autoestima. Sentimentos vêm e vão, mas a sua concentração na escrita deve ser constante. Tudo bem, você está cansado. Então escreva somente a metade do tempo que tinha reservado. Lembre-se que cada palavra conta.

4. Não prometa o impossível

Se o seu plano for escrever e publicar um artigo toda segunda e quarta ou completar um livro até o meio do ano, você está pedindo para se distrair. Isso acontece porque nós subestimamos o tempo necessário para terminar um texto. Além disso, não podemos controlar os imprevistos. Mantenha o seu ritmo e entregue o que cabe na sua programação diária.

5. Faça pausas regulares

Para cada 50 minutos de concentração total é importante descansar outros 10 ou 15 minutos. Sem as pausas o cérebro fica sobrecarregado e o cansaço aparece. Mas atenção, as pausas precisam ser necessariamente regulares, pois acima de 15 minutos já é o suficiente para a concentração ir embora de vez.

Nesse tempo você pode dar uma caminhada, alongar os músculos, tomar uma água ou café, qualquer coisa que alivie a tensão.

6. Escolha o ambiente ideal

Tente escrever sempre no mesmo local. Essa rotina ajuda a concentrar melhor, pois quando estiver no “local do texto” o seu cérebro já sabe que chegou a hora de produzir. O ambiente ideal deve ter uma boa iluminação, deve ser confortável, silencioso e de preferência sem telefones ou pessoas interrompendo. Se for preciso, coloque um sinal de “não perturbe” na porta.

Agora é com você! Pratique bastante. Depois de certo tempo, o hábito se encarregará de tudo e você vai se concentrar enquanto escreve com menos esforço.

Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa Newsletter e fique por dentro das novidades!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Como divulgar um livro acadêmico?
10 dicas essenciais para escrever um livro infantil
11 formas de despertar ideias para escrever um livro
Você sabe o que é revisão de literatura? Entenda aqui!
Livros de terror: 5 dicas que não podem faltar na hora de escrever