Analista do Senado Federal lança obra que apresenta a direita por outro olhar

O autor Jorge Porcaro, Analista do Senado Federal, lança a obra “As Razões da Direita”, que traz uma apresentação detalhada sobre o viés político em questão. O livro contempla as bases e princípios dessa visão de mundo, abordando suas razões de forma objetiva e clara. Além disso, Jorge mostra os interesses que embasam a direita, tanto no âmbito econômico como social, e apresenta os princípios que norteiam o liberalismo e o conservadorismo.

Em entrevista ao Blog Autografia, Jorge conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema da obra: “Comecei como professor de Matemática aos 20 anos. Depois fui fazer mestrado em Administração na UFRJ, em 2000. Quando terminei o mestrado fiz concurso público para o Bandes, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, e, em paralelo, trabalhava como professor de Marketing em faculdades de Administração. Em 2006, passei no concurso do Tesouro Nacional e me mudei para Brasília, onde comecei a dar aulas de Administração para cursos preparatórios para concurso público. Em 2009, passei para o Senado Federal, onde passei pelos setores de Pesquisa de Opinião Pública, de Relações Públicas e, por fim, cheguei à escola de governo do Senado, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB)”.

“O livro é um estudo comparativo entre o liberalismo e o conservadorismo e trata de conceitos, princípios básicos e das razões de cada uma dessas visões políticas. Na parte 1, fazemos a apresentação do tema e estabelecemos os conceitos básicos, e também discorremos sobre uma possível razão da divisão política. A parte 2 trata dos aspectos econômicos, que é um elemento comum entre liberais e conservadores; falamos do livre mercado, dos papéis do estado e da pobreza. Na parte final, mostramos os princípios políticos de liberais, depois os princípios políticos de conservadores e, na conclusão, fazemos uma comparação entre eles”, completa o autor.

A inspiração para Jorge produzir o livro veio da sua própria vivência enquanto parte do ILB: “Trabalhei no Serviço de Educação a Distância, lá o Senado oferece cursos à população em geral. Havia a carência de um curso que tratasse desses temas em Ciência Política e, com essa percepção, passei a escrever esse material. Escrevi sozinho, e contei com a análise crítica de pessoas próximas. Alguns capítulos demoraram meses para chegar a um formato satisfatório, enquanto outros praticamente se escreviam sozinhos”, relata ele.

Para Jorge, publicar a obra é gratificante, já que esta resume uma linha de pensamento político crescente no Brasil: “Agora é divulgar o livro e produzir um curso baseado nele. Espero que mostre a todos as verdadeiras razões de liberais e conservadores, que são frequentemente caricaturados como pessoas egoístas e que detestam mudanças. A verdade não é essa. Liberais e conservadores possuem uma visão coerente sobre nossa sociedade e isso os leva a defender alguns aspectos dela, tais como livre mercado, liberdades individuais e também nossas tradições”, finaliza. O livro “As Razões da Direita” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Confira o novo programa da Rádio Autografia, com André Gabeh, do livro “Suburburinho”
Obra sobre a pandemia do Covid-19 está em pré-venda pela Autografia
Sérgio Barretto lança ficção científica passada em outro planeta
Vinícius Bogéa lança drama familiar com tramas paralelas
Está no ar o programa com Ademir Gomes, autor de “A Migração”