Autor cearense mistura realidade e fantasia em coletânea de poesias

Nicasio Viana, nascido em Aracati-CE, lança a coletânea de poesias “Poetryficar: a poesia que você precisa”. Formado em Direito e Informática, Nicasio também se dedica à escrita desde a tenra idade, e agora publica suas poesias, sobre temas diversos. A obra traz reflexões acerca de vários aspectos da vida, como a morte, a família e o tempo, mas também acrescenta pontos de fantasia e devaneios em seus textos.

Em entrevista ao Blog Autografia, Nicasio conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Éramos uma família bem simples. Sempre gostei de ler, escrever e de estudar língua estrangeira. Aos dezesseis anos, saí de casa logo para trabalhar em Recife, Pernambuco, depois me mudei para a região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e, oito anos depois, passei em outro concurso, e me mudei para a cidade em que moro hoje, Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Fiz pós-graduação e mestrado em Direito”.

“O livro de poesias trata de diversos aspectos: da poesia, da vida, da família, da morte e da esperança, conforme divisão do livro proposta por mim. Claro que essa divisão não é estanque. Muitos poderão achar que um poema que está na seção ‘Da poesia’, poderia muito bem estar na seção ‘Da esperança’, e não estarão errados. O subtítulo do livro Poetryficar é ‘A poesia que você precisa’, exatamente porque a obra aborda diversas situações comuns em nossas vidas. Eu diria que é impossível alguém ler o livro inteiro e não encontrar uma poesia com a qual consiga se identificar”, completa o autor.

A inspiração para Nicasio escrever o livro veio de várias experiências de sua vida, a partir do seu nascimento e infância em Aracati: “Os poemas misturam alguns elementos de realidade com fantasia. Tudo serve como inspiração. Um dia desses, em que não estava conseguindo compor nada, nasceu o meu poema ‘Branco na Mente’. Comecei a rimar sobre a minha dificuldade de escrever. O livro demorou cerca de 40 anos para ficar pronto, mas somente depois de um grave acidente que sofri em 2019 resolvi, por fim, publicar. A quase morte me fez repensar sobre diversas coisas, notadamente a efemeridade da vida, me fazendo alterar a ordem de prioridades que eu tinha”, relata ele.

Para o autor, publicar traz muita alegria, principalmente pela oportunidade de, através das poesias, gerar reflexões no leitor: “Essa sensação de poder ajudar alguém, mesmo sem estar fisicamente perto, é recompensadora. Espero que todos que tiverem acesso ao livro se identifiquem com pelo menos uma poesia nossa. Não deixe de nos mandar feedback por meio de nossas redes sociais (Instagram: @nicasioviana e @poetryficar), para que possamos nos aperfeiçoar cada vez mais. E lembrem-se: o tempo é finito. Não deixem que os pequenos contratempos de sua rotina diária atrapalhem os grandes sonhos que você tem. Fiquem na paz de Deus!”, finaliza. O livro “Poetryficar: a poesia que você precisa” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Confira o novo programa da Rádio Autografia, com Alexandre Azevedo e o “Controverso”
Professor de História lança livro sobre urbanização do bairro de Santa Cruz
Comissária de bordo conta trajetória na profissão em autobiografia
Segunda Guerra Mundial é tema de romance biográfico de Judy Botler
Economista lança obra que questiona e analisa a saúde suplementar