como-escrever-um-livro-de-poesia-em-4-passos.jpeg

Como escrever um livro de poesia em 4 passos

Nada mais gratificante do que escrever lindos versos e as pessoas ao nosso redor admirarem e elogiarem, não é verdade? Já pensou em escrever um livro de poesia um dia para que mais gente possa apreciar o seu talento?

A publicação de um livro é uma das realizações pessoais mais fantásticas que existem, mas não depende apenas de uma boa escrita, e, sim, de dedicação, de pesquisa e de organização da obra, desde a capa até a última folha.

Tendo isso em vista, preparamos um roteiro com 4 passos essenciais que você precisa seguir se quiser ter um livro de sucesso. Acompanhe a leitura e confira!

1. Escolha o tema do livro

Antes mesmo de pensar em rechear as páginas do livro com os mais sinceros versos, você precisa ter uma noção do que escreverá especificamente. Ter esse objetivo traçado vai muito além de pensar em um mero assunto, mas, sim, na mensagem que deseja transmitir aos leitores.

Por mais que tenha facilidade de versejar sobre diversas coisas, será muito mais interessante, do ponto de vista literário, focar os seus esforços em uma linha de raciocínio singular. Com isso, as chances de atingir o público-alvo são maiores e você ainda terá tranquilidade para escolher um bom título também.

2. Selecione os poemas

A partir do momento em que você já tiver na cabeça o tema central do livro, foque na seleção de poemas que vão compor a obra. Para tanto, por mais que você disponha de uma inspiração quase mediúnica para escrever, não deixe de prestar atenção aos tipos de poemas e pesquisar algumas dicas de português para a leitura ficar mais fluida.

O número de versos, de sílabas, de estrofes e a presença ou não de rimas fazem muita diferença na hora de escrever um livro de poesia, por isso, estude bastante em relação às métricas e saiba posicionar suas ideias conforme o estilo escolhido. Entenda que, quanto mais organizado estiver o poema, consequentemente, melhor será a impressão dos leitores em relação ao assunto.

3. Organize os capítulos

A organização e o planejamento dos capítulos são fundamentais para alinhar as suas expectativas com as dos compradores. Geralmente, as obras de poesia costumam ser curtas, mas isso não quer dizer que seja uma regra, afinal, se você tem domínio do que faz e conhece o público que tem, seus livros podem ser lidos sem problema algum.

Use e abuse da imaginação e coloque os capítulos de uma forma que representem o seu jeito, a sua maneira de escrever, o que pensa e sente. A quantidade de páginas será um simples detalhe se você tiver consciência do potencial que tem em mãos, sendo que, quanto mais pensar fora da caixa, maior a oportunidade de engajar o público.

4. Faça uma revisão minuciosa

Por fim, jamais se esqueça de revisar todos os poemas, estrofe por estrofe, e qualquer outro detalhe que tenha passado despercebido na hora de preencher as páginas. A revisão é primordial para certificar-se de que o seu livro tem totais condições de atingir diversos públicos e ser aprovado por uma editora.

Sendo assim, leia em voz alta cada verso e perceba se o que escreveu está de acordo com as normas gramaticais. Se possível, deixe que outras pessoas leiam, pois um olhar neutro ajuda a identificar as falhas que estavam evidentes e, por conta da empolgação, deixamos de lado.

Para concluirmos, jamais desista dos seus sonhos, então, se a sua maior vontade é escrever um livro de poesia, agarre a oportunidade e vá atrás disso. Maior do que qualquer resultado financeiro é a satisfação de fazer o que gosta.

Se você gostou deste passo a passo para escrever um livro de poesia, então, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as novidades: estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
dissertacao-de-mestrado-o-que-fazer-para-transformala-em-um-livro.jpeg
Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?
paginas-do-livro-quantas-o-meu-deve-ter.jpeg
Páginas do livro: quantas o meu deve ter?
4-filmes-sobre-escritores-que-vao-inspirar-sua-obra-literaria.jpeg
4 filmes sobre escritores que vão inspirar sua obra literária!
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
5-dicas-de-livros-para-escritores-iniciantes.jpeg
5 dicas de livros para escritores iniciantes