imagem

Como publicar um livro: veja diferentes maneiras

Publicar um livro já foi algo mais difícil. Com as mudanças tecnológicas das últimas décadas, tornou-se possível para mais pessoas produzir um arquivo de texto bem diagramado, pronto para ir para a gráfica, com resultados de impressão bem próximos de livros feitos por editoras famosas. Ter um livro publicado não é mais um sonho distante, seja com finalidades artísticas ou técnicas. 

Se a publicação é um desejo, um sonho ou uma necessidade, não importa. O fato é que, nos dias de hoje, pode-se realizar qualquer um deles, sem grandes transtornos. E há alguns modos de publicar um livro, sem depender daquele mitológico aceite de uma editora multinacional, como vemos nos filmes. Descubra conosco como publicar um livro. Vejamos algumas opções que podem atender você. 

Grandes editoras

Muita gente já viu em filmes ou soube por amigos que alguém enviou um “manuscrito” ou “original” para um editor famoso e ficou esperando a resposta. O profissional apaixonado por bons textos dirá que sim, e então um futuro best-seller passará a existir. Mas não é bem assim que isso acontece. Esse é o modo mais difícil e tortuoso de conseguir publicar. Mesmo grandes autores optaram por outros jeitos de dar à luz suas obras, antes de chegar às mãos da editora, especialmente se ela for grande. Você pode tentar, mas provavelmente precisará ter bastante paciência. 

Autopublicação

Faça você mesmo. Esse é o lema de um outro modo muito conhecido de publicar um livro. Você mesmo escreve, revisa, planeja o projeto gráfico, diagrama, desenha a capa, faz o acompanhamento gráfico e produz lançamentos, releases, etc. Você mesmo orça e paga tudo o que for necessário para que o livro exista. No entanto, há uma questão a ser resolvida: e se você não souber fazer todas essas etapas? E se você quiser muito publicar seu livro, seja ele literário, técnico ou outro, mas não tiver condições de assumir todas as etapas de produção? Em outros tempos, autores hoje famosos se autopublicaram, com dinheiro do próprio bolso e material que eles mesmos produziram, mas talvez não seja mais necessário que você se estresse tanto para publicar. Porém, nada o impede de tentar.

Editora independente

Por que não buscar os serviços de uma editora independente que possa publicar seu livro? Esse tipo de editora é cada vez mais comum e muito buscado por pessoas que querem ver suas obras publicadas sem aguardar anos a resposta de uma grande editora. O texto original é de sua responsabilidade, mas a editora projeta, diagrama, revisa, manda imprimir ou imprime e entrega tudo pronto, por um preço que costuma ser bem justo, e em alguns casos até de graça. É, hoje, uma opção melhor e menos trabalhosa do que a autopublicação, com bons resultados e acompanhamento profissional. Mas pesquise bastante antes de contratar um serviço assim. Procure por livros lançados anteriormente pela mesma empresa, observe se gosta do material, tire todas as dúvidas sobre as etapas e os processos de produção, veja se será realmente atendido. Nem toda editora independente está aberta a esse tipo de solicitação, mas esteja certo de que será fácil encontrar uma boa oportunidade.

O importante é que você conheça algumas opções que estão bem próximas de suas necessidades e saiba como proceder ao escolher um caminho para a publicação de sua obra. Todos os modos darão na produção do seu livro, com maior ou menor facilidade. E que tal nos consultar sobre suas dúvidas ou contar sobre qual é seu desejo de publicação? Comente nosso post, interaja conosco. 

Postagens relacionadas
4-erros-que-devem-ser-evitados-ao-publicar-um-livro.jpeg
4 erros que devem ser evitados ao publicar um livro
como-identificar-o-publicoalvo-de-meus-livros-antes-de-divulgalos.jpeg
Como identificar o público-alvo de meus livros antes de divulgá-los?
como-publicar-um-livro-veja-diferentes-maneiras.jpeg
Como publicar um livro: veja diferentes maneiras