Conheça 5 dicas infalíveis para escrever uma sinopse

Escrever uma sinopse é uma das tarefas que alguns autores tendem a evitar ou protelar. Embora tenham muita intimidade com a escrita, a concisão de toda uma história relatada em um livro se apresenta como uma grande trava para muitos escritores.

O fato é que na sinopse reside o maior poder de impactar e gerar interesse no leitor. Dessa forma, é imprescindível ter cuidados ao criá-la, escolhendo as palavras adequadas, considerando o público-alvo e o tamanho final do texto.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, elaboramos este artigo no qual abordamos os principais aspectos que devem ser observados, com dicas de como elaborar uma sinopse para seduzir os leitores. Confira!

A importância de escrever uma sinopse

A sinopse é a ferramenta mais importante para estimular o interesse do leitor por um livro. É nesse texto que as informações-chave da história são apresentadas e como a ação se desenvolverá.

Outro aspecto de suma importância diz respeito ao tamanho do texto. Muitas editoras avaliam apenas a sinopse para decidir se publicam ou não um livro — nesse momento, os textos muito longos podem ser descartados.

Dessa forma, podemos entender que a sinopse é a primeira publicidade do livro, devendo ser escrita da melhor maneira possível. Para tanto, é fundamental considerar alguns critérios que podem fazer grande diferença para a aceitação da obra.

Veja a seguir dicas sobre os principais aspectos que devem ser observados para a elaboração do texto.

1. Faça uma boa abertura

Assim como o primeiro capítulo deve motivar a leitura, uma boa abertura de sinopse deve instigar o leitor para saber mais sobre os personagens, eventos e possíveis conflitos.

Nesse sentido, o primeiro parágrafo deve dar a mesma informação básica transmitida no primeiro capítulo do livro, ou seja, onde e quando a história ocorre, quem é o protagonista e quais os problemas que enfrenta.

2. Escreva a sinopse sempre na terceira pessoa

Mesmo que uma obra tenha sido escrita na primeira pessoa, é importante ter em mente que a sinopse deve ser elaborada na terceira pessoa. Ainda que o foco seja em uma única personagem, ela deverá ser tratada como uma entidade separada. As ações da personagem devem ser comentadas como alguém de fora.

3. Seja objetivo

É comum observar pessoas que passam apressadas pelas livrarias e selecionam alguns livros de forma aleatória. Quando a sinopse é objetiva e atrativa, o leitor pode se identificar e adquirir a obra, porém, quando o texto é longo, pode gerar falta de interesse.

4. Deixe claro quem são os personagens principais

Rascunhe uma lista dos personagens principais para garantir que nenhum seja esquecido. Comente sobre o protagonista, os vilões, os mocinhos, o par romântico e todos os que forem considerados importantes.

Utilize o primeiro parágrafo para citar os protagonistas e oferecer uma noção geral do enredo. O objetivo é tentar capturar a atenção do leitor, porém, sem incorrer em detalhes.

5. Trate sobre o desdobramento da trama

A trama é uma sequência de eventos que avança em fases. É importante conhecer bem as demarcações antes de escrever a sinopse, como:

  • um evento inicial que movimenta a história;
  • incidentes no meio da trama;
  • clímax;
  • consequência ou resolução do clímax.

Como foi possível verificar neste artigo, escrever uma sinopse é uma etapa muito importante para que um livro seja bem recebido pelo editor e leitores. Para tanto, ela deve ser elaborada com base em critérios, de maneira clara, objetiva, concisa e instigante.

Gostou das dicas para escrever uma sinopse? Então, compartilhe nas redes para que mais pessoas saibam como elaborar um texto atrativo a fim de despertar o interesse do leitor!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
10 dicas essenciais para escrever um livro infantil
4 autores inspiradores para quem quer escrever um livro
5 elementos fundamentais para escrever um livro de suspense
7 comunidades de escritores que você não pode ficar de fora
Entenda a importância da figura do herói para histórias de sucesso