conheca-5-dicas-infaliveis-para-escrever-uma-sinopse.jpeg

Conheça 5 dicas infalíveis para escrever uma sinopse

Escrever uma sinopse é uma das tarefas que alguns autores tendem a evitar ou protelar. Embora tenham muita intimidade com a escrita, a concisão de toda uma história relatada em um livro se apresenta como uma grande trava para muitos escritores.

O fato é que na sinopse reside o maior poder de impactar e gerar interesse no leitor. Dessa forma, é imprescindível ter cuidados ao criá-la, escolhendo as palavras adequadas, considerando o público-alvo e o tamanho final do texto.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, elaboramos este artigo no qual abordamos os principais aspectos que devem ser observados, com dicas de como elaborar uma sinopse para seduzir os leitores. Confira!

A importância de escrever uma sinopse

A sinopse é a ferramenta mais importante para estimular o interesse do leitor por um livro. É nesse texto que as informações-chave da história são apresentadas e como a ação se desenvolverá.

Outro aspecto de suma importância diz respeito ao tamanho do texto. Muitas editoras avaliam apenas a sinopse para decidir se publicam ou não um livro — nesse momento, os textos muito longos podem ser descartados.

Dessa forma, podemos entender que a sinopse é a primeira publicidade do livro, devendo ser escrita da melhor maneira possível. Para tanto, é fundamental considerar alguns critérios que podem fazer grande diferença para a aceitação da obra.

Veja a seguir dicas sobre os principais aspectos que devem ser observados para a elaboração do texto.

1. Faça uma boa abertura

Assim como o primeiro capítulo deve motivar a leitura, uma boa abertura de sinopse deve instigar o leitor para saber mais sobre os personagens, eventos e possíveis conflitos.

Nesse sentido, o primeiro parágrafo deve dar a mesma informação básica transmitida no primeiro capítulo do livro, ou seja, onde e quando a história ocorre, quem é o protagonista e quais os problemas que enfrenta.

2. Escreva a sinopse sempre na terceira pessoa

Mesmo que uma obra tenha sido escrita na primeira pessoa, é importante ter em mente que a sinopse deve ser elaborada na terceira pessoa. Ainda que o foco seja em uma única personagem, ela deverá ser tratada como uma entidade separada. As ações da personagem devem ser comentadas como alguém de fora.

3. Seja objetivo

É comum observar pessoas que passam apressadas pelas livrarias e selecionam alguns livros de forma aleatória. Quando a sinopse é objetiva e atrativa, o leitor pode se identificar e adquirir a obra, porém, quando o texto é longo, pode gerar falta de interesse.

4. Deixe claro quem são os personagens principais

Rascunhe uma lista dos personagens principais para garantir que nenhum seja esquecido. Comente sobre o protagonista, os vilões, os mocinhos, o par romântico e todos os que forem considerados importantes.

Utilize o primeiro parágrafo para citar os protagonistas e oferecer uma noção geral do enredo. O objetivo é tentar capturar a atenção do leitor, porém, sem incorrer em detalhes.

5. Trate sobre o desdobramento da trama

A trama é uma sequência de eventos que avança em fases. É importante conhecer bem as demarcações antes de escrever a sinopse, como:

  • um evento inicial que movimenta a história;
  • incidentes no meio da trama;
  • clímax;
  • consequência ou resolução do clímax.

Como foi possível verificar neste artigo, escrever uma sinopse é uma etapa muito importante para que um livro seja bem recebido pelo editor e leitores. Para tanto, ela deve ser elaborada com base em critérios, de maneira clara, objetiva, concisa e instigante.

Gostou das dicas para escrever uma sinopse? Então, compartilhe nas redes para que mais pessoas saibam como elaborar um texto atrativo a fim de despertar o interesse do leitor!

CTA_Tudo-(tudo-mesmo)-que-vocà-precisa-saber-para-lanáar-um-livro-02
CTA-2
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
Depositphotos_91550514_m-2015.jpg.jpeg
Estrutura do livro: entenda o que vem antes do texto
6-livros-para-te-inspirar-a-escrever-melhor-770x514
6 livros para te inspirar a escrever melhor
Como escrever bons diálogos veja 4 dicas
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
vai-escrever-um-livro-planeje-melhor-o-seu-tempo-com-essas-5-dicas.jpeg
Vai escrever um livro? Planeje melhor o seu tempo com essas 5 dicas!
estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg
Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você