Economista lança livro sobre economia, finanças, política e legislação no Brasil

Leonardo Condurú, com mestrado em economia e especialização em engenharia econômica e administração industrial, lança “Trinta Anos de Conjuntura: economia, finanças, política, legislação”. A obra contempla uma reunião de textos e artigos produzidos e/ou coordenados pelo autor, e falam sobre economia, finanças, negócios, política e legislação, em diferentes abordagens críticas sobre a conjuntura brasileira nos últimos 30 anos.

Em entrevista ao Blog Autografia, Leonardo, que trabalhou por 20 anos na FEEMA, atual INEA, na BR distribuidora, por mais 20 anos, e atualmente é aposentado, conta sobre sua trajetória: “Depois que me desliguei da BR Distribuidora e passei a ser aposentado da Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), as coisas deixaram de ser tão gratificantes quanto imaginávamos. É fato sabido que os gestores da Petros, em conluio com os dirigentes das patrocinadoras, imputaram dívidas aos beneficiários de seus planos. Por conta de descalabros como este, boa parte dos cerca de 78 mil beneficiários da Petros amarga pesados descontos em seus proventos, pelo resto de suas vidas, por dívidas que não lhes cabem. Daí, extraí uma das alavancas que me guiaram na publicação do livro em questão”.

Os textos presentes na obra “Trinta Anos de Conjuntura: economia, finanças, política, legislação” foram publicados em diferentes mídias, alguns dos quais hospedados no blog pessoal do autor, o Blog do Leocond: “Os textos foram produzidos em linguagem acadêmica e/ou jornalística, eminentemente técnicos em sua maioria, selecionados e escolhidos por mim, dirigidos a público-alvo diferenciado, desde estudantes a pesquisadores e profissionais de diferentes áreas. Naquilo que se refere à legislação, especificamente, alguns textos consagram um verdadeiro libelo, personalíssimo, acerca dos eventos mencionados na resposta ao primeiro quesito, o que me permitiu o luxo de vê-lo gravado, ao meu modo, para a posteridade. E, nesse contexto, colocado à disposição para o saboreio dos críticos, relata Leonardo.

A maioria dos textos foram escritos pelo autor enquanto trabalhava na BR Distribuidora: “A equipe que trabalhava comigo na BR, a maioria nominada em agradecimentos especiais, prestou grande ajuda em alguns dos trabalhos, tanto de pesquisa como de escrita dos prognósticos e ensaios especiais. Os reparos, revisões e consolidação dos textos não passavam ao largo, contudo. Já fora da BR, vários textos sofreram algum tipo de revisão, reformatação e até ligeiras correções de conteúdo e épocas de escrita, com vistas a adaptá-los à publicação de um livro extenso e de conteúdo técnico, eminentemente”, conta ele.

Para o autor, publicar a obra, apesar de gerar ansiedade, traz uma boa sensação de dever cumprido: “Tal como dizem alguns ‘filósofos’: ‘o homem nasce, cresce, reproduz, edita um livro e morre’. E como dizem outros: ‘sem livro não há futuro’. Nesta cronologia, acreditei estar cumprindo com louvor a minha missão aqui na Terra, ainda em vida. Que bom! Nem todos os textos de minha autoria, os mais antigos e os mais recentes, puderam ser incluídos nesta obra, já bem extensa. Não descarto, porém, a ideia de mais uma iniciativa como essa, de modo a reuni-los da forma como aqui apresentada, finaliza. O livro “Trinta Anos de Conjuntura: economia, finanças, política, legislação” está à venda em nossa loja online. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Conheça os blogs parceiros da Autografia
Giovana Zimermann lança livro que estuda a juventude nas periferias francesa e brasileira
JCNETTO lança “Poemas de Bolso”, coletânea de textos nostálgicos
Lançamentos da Semana
Lançamentos da Semana