Educador lança livro infantil ilustrado sobre o valor da amizade

O autor e educador Rogério da Costa Ribeiro lança o livro infantil ilustrado “Sogima”. Na obra, os personagens Rany, Rayn, Anyr e Yran são amigos e vizinhos e vivem muitas aventuras no quintal do pequeno Ryan. “Sogima”, que significa “amigos”, traz a palavra como base para a narrativa, mostrando como a amizade deve ser valorizada desde a infância, construindo atitudes coletivas e tornando o mundo mais encantador.  

Em entrevista ao Blog Autografia, Rogério conta mais sobre sua trajetória pessoal e profissional: “Tive a infância e adolescência vividas no reduto familiar pautada nos valores religiosos; na juventude, ingressei na vida religiosa/seminarística e cultura acadêmica; aos 26 anos, iniciei o trabalho formal, na área da educação, e constitui minha família. Sempre gostei de escrever histórias, poemas e vivências pessoais. Sou licenciado em Pedagogia e Filosofia, Especialista em Educação e docente na Educação Básica, com experiência em Coordenação Pedagógica e Projetos Socioeducativos”.

“Este livro desperta nas crianças o olhar genuíno que almeja a edificação de uma sociedade humanitária, regada por valores como a amizade e companheirismo próprios da infância. Externaliza vivências singulares no processo de desenvolvimento da criança em seu aspecto social, afetivo e cognitivo. Relata o encontro entre amigos que mergulham fundo na imaginação, no faz de conta, movidos pela curiosidade e construção de conhecimento sobre si, o outro e o mundo à sua volta”, relata o autor.

A inspiração inicial para Rogério escrever a obra surgiu de duas vivências pessoais que ocorreram simultaneamente: “Eu coordenava um programa socio-educacional na Secretaria Municipal de Educação de Cotia-SP, chamado Programa Escola da Família. Dentre as diversas atividades realizadas, o projeto ‘Roda de Leitura’ se destacou; ao mesmo tempo, houve a gestação e nascimento de meu filho primogênito. A paternidade me despertou um olhar diferente sobre a vida, a sociedade e o meio escolar, e o nome de nosso filho Ryan se tornou um marco singular e inspirador”, compartilha ele.

O autor conta ainda sobre o processo de escrita, que foi iniciado numa tarde ensolarada à beira da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no fim de 2008: “Enquanto olhava o horizonte, relembrei algumas vivências de minha infância e senti vontade de escrever! Peguei um caderno, fiz um esboço de ideias. Mostrei para minha esposa, ouvi suas sugestões e críticas, que foram fundamentais para o processo de desenvolvimento posterior. Com a chegada da pandemia em 2020, tendo que ficar em casa e viver o distanciamento social, retomei este esboço inicial, convidei minha amiga Cida Assis para ilustrar e, pouco a pouco, o livro adquiriu sua atual forma”.

Para Rogério, publicar o livro é a realização de um projeto pessoal e profissional, um marco em sua atuação como educador: “Espero que os leitores gostem, viajem no mundo da imaginação com as vivências e brincadeiras das personagens. Almejo que o livro chegue às mãos das crianças, pais e educadores, que percorra espaços de educação formal e não formal e que a leitura do livro possa despertar nas crianças o desejo de se viver intensamente cada fase e momento de sua infância. Estas vivências são marcos fundamentais em nossas relações humanas”, finaliza. O livro “Sogima” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Programação Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Economista lança livro sobre economia, finanças, política e legislação no Brasil
Lançamentos da Semana
Publique na Coletânea Relatos da Quarentena
Professora lança obra sobre a necessidade de inclusão de alunos deficientes