em-busca-de-inspiracao-para-escrever-confira-3-dicas-essenciais.jpeg

Em busca de inspiração para escrever? Confira 3 dicas essenciais!

Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar inspiração para escrever. Olhar para a tela do computador ou para a folha de papel em branco — sim, ainda há quem use! — e não surgirem palavras para transmitir a ideia do que se tem em mente é uma situação nada agradável e que pode, até mesmo, tornar-se uma experiência traumatizante.

Se esse é o seu caso, saiba que há formas de prevenir essa dificuldade na hora de escrever um texto. Leia nosso post e conheça 3 formas para melhorar a sua capacidade de produção textual e evitar bloqueios criativos. Confira!

Como buscar inspiração para escrever?

Iniciar a escrita de um texto, seja um artigo, seja uma crônica, seja um romance, seja até um poema, requer talento, concentração e inspiração. Mesmo que seu talento esteja em fase de desenvolvimento ou que você ainda esteja começando a se aventurar na produção de textos, existem diversas maneiras de conseguir manter a inspiração e a veia criativa e garantir que elas se mantenham ao longo do processo.

1. Busque referências

Uma maneira de manter-se inspirado é consumindo material cultural. Assista a séries e a filmes, leia livros e blogs. Expanda seus horizontes e não fique atrelado a apenas um gênero. Dessa forma, sua mente se mantém ativa e, a qualquer momento, quando você começar a reparar em detalhes, pode surgir o famoso “clique”.

Essa também é uma forma de aumentar seu repertório, pois você conseguirá ter amplo conhecimento de personagens, épocas, fatos e todo o contexto sociocultural presente em uma obra, seja ela impressa, seja ela audiovisual. Afinal, não há como escrever sobre aquilo que não se conhece, não é mesmo?

2. Saia da rotina

O escritor, mesmo que não seja uma pessoa extrovertida, necessariamente é atento e observador. Para aumentar a possibilidade de ver e vivenciar diversas realidades, experimente sair da rotina. Vai ao mesmo restaurante todos os dias? Tente atravessar a rua e observar a realidade sob outra perspectiva. Pode aparecer ali a inspiração para um novo personagem!

Não é necessário viajar para outro país ou frequentar lugares exóticos. O simples fato de olhar a realidade de um ângulo diferente já nos enriquece. Exemplos disso são os autores de Alice no país das maravilhas e de Peter Pan, que perceberam, em atividades corriqueiras, a oportunidade de deixar extravasar a criatividade.

3. Crie um banco de ideias

Nunca se sabe quando vai surgir uma inspiração para escrever. Por isso, tenha sempre à mão um caderninho de anotações para registro. A ideia de um roteiro, o tema para uma poesia, entre outros, podem aparecer quando você estiver no trânsito ou em uma consulta médica, por exemplo. Então, assim que possível, anote brevemente o que não deixará essa inspiração escapar.

Se preferir, use alguns recursos de smartphones, como gravador de voz, ou aplicativos, como Evernote ou AIVoice. O resultado é o mesmo! Assim, na hora de se sentar para escrever, basta consultar o banco de ideias!

É quase impossível um escritor nunca ter vivenciado um episódio de writer’s block, ou seja, um bloqueio. Essas dicas devem ajudar a evitar o problema e proporcionar mais inspiração para escrever.

Se quiser receber mais informações e orientações como estas, assine nossa newsletter e receba conteúdos interessantes sobre a escrita. Não perca!

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
5-dicas-para-escrever-um-livro-infantil24779
5 dicas para escrever um livro infantil
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
4-dicas-de-redacao-para-escrever-um-livro.jpeg
4 dicas de redação para escrever um livro
o-que-e-book-trailer-e-como-utilizalo-na-divulgacao-de-livros.jpeg
O que é book trailer e como utilizá-lo na divulgação de livros?
60777-x-melhores-maneiras-de-se-concentrar-enquanto-escreve
6 melhores maneiras de se concentrar enquanto escreve