Escritor lança coletânea de textos irreverentes sobre o cotidiano

O autor R. F. Bongarten, estudante de engenharia e escritor desde 2009, lança “Brainstorming de textos psicodélicos”. O livro retrata, de forma irreverente, uma comparação entre o cotidiano como ele é e como poderia ser dependendo das ações dos seres humanos. São histórias lúdicas, abstratas e irreais, que variam entre prosa e poema, através de uma narrativa despretensiosa e desligada da textualidade convencional.

Em entrevista ao Blog Autografia, o autor conta mais sobre a obra e sobre sua trajetória: “Sempre gostei de escrever e desenhar. Entre um trabalho administrativo e outro que fazia para me manter financeiramente, com o passar do tempo, mergulhei profundamente na arte de escrever e comecei a produzir diversos tipos de texto. Comecei com poesias para jovens, adultos e públicos maltratados pelo preconceito da sociedade. Assim nasceu a Fábrica Poética, um projeto pessoal que tenta transmitir a vocação voluntária de uma pessoa e seus pseudônimos inanimados para o mundo”.

Para Bongarten, o leitor pode esperar do livro textos poéticos inusitados, mas que, em certo momento, passarão uma mensagem: “Desliguem seu senso crítico e curta o poético livre. Ligue seu senso crítico quando o livro chegar em algum ponto válido para você. Os críticos podem achar o texto sem nexo, causal, ou com um modus operandi muito chulo, que faria da minha obra um rascunho inacabado. Porém não é, é a arte final, pronta pra entreter quem está de bobeira em sua casa, no metrô, dentro de um carro viajando ou na beira da praia curtindo o sol”, relata ele.

O autor conta ainda como a foi a produção de “Brainstorming de textos psicodélicos, que se iniciou através de um grupo: “Quando tive a iniciativa de postar os sentimentos que eu assimilava da arte abstrata, fiz um grupo de Whatsapp, coloquei 50 amigos meus e, ao longo do tempo, observando artes, performances, músicas de vários seguimentos e arte no geral, foram sendo criados tais textos. O grupo se chama ‘Risada Escrota’, mas vi a necessidade de compartilhar tais textos psicodélicos com mais pessoas e criei o livro. Os participantes do grupo são Andreeeeee, Fernando Crivoi, Matheus Camargo, Rangel Bongarten, Vinicius Henschel, Leandro Junior, Gustavo e Michel Godoy e, por fim, o meu melhor amigo André Mathias Santana, que ficou no grupo por 1 ano e faleceu por COVID-19 aos 35 anos. Há uma homenagem especial para ele no primeiro livro da sequência – Risada Escrota”.

Com a obra, Bongarten tem a expectativa de mostrar que existem vários tipos de arte e que todas devem ser levadas a sério: “Eu espero respeito pela minha arte e minha maneira de comunicar, porque, por mais que tenham grandes literaturas no mundo, todas participam da mesma casa: a arte. Ela aceita a todos com amor. Convido todos que querem ver modelos de pensamentos diferentes, todos que querem passar uma tarde agradável, a lerem a obra”, finaliza. O livro estará à venda em breve em nossa loja online. Entre em contato com o autor em: @fabricapoetica, www.fabricapoetica.com.br e no telefone (18) 997279313.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Lançamentos da Semana
Autografia na Bienal de São Paulo 2018!
Lançamentos da Semana
Livro aborda o racismo no Brasil através das repercussões psíquicas
Paulo Henrique Brazão lança contos sobre sexo em “Perversão” e sobre outros temas em “Desilusões, Devaneios e Outras Sentimentalidades”