estilo-literario-3-dicas-para-descobrir-qual-combina-mais-com-voce.jpeg

Estilo literário: 3 dicas para descobrir qual combina mais com você

Os livros realmente são mágicos, pois provocam sensações e emoções como angústia, tristeza, medo e muitos outros sentimentos. Embora um único livro possa causar vários tipos de emoções conforme a história se desenrola, o gênero literário influencia bastante em como o enredo será desenvolvido, o que torna bem difícil simplesmente optar por um deles e começar a escrever.

Hoje daremos algumas dicas que podem te ajudar a escolher o estilo literário que mais combina com você, confira!

1. Conheça os estilos literários existentes

Para começar, é preciso que você conheça os estilos literários que existem e entenda um pouco sobre cada um. Dessa forma, você conseguirá ver o que mais combina com você. Citaremos agora os principais:

Romance

Os romances costumam ser mais longos e complexos, com enredos que focam em um ou dois personagens principais. No entanto, a trama também pode ter algumas histórias paralelas que são interligadas. 

Embora muitos acreditem que os romances sejam sempre constituídos de histórias românticas, essa não é uma regra. Esse tipo de livro pode ser histórico (conta a vida e os costumes de uma época), regionalista (características e linguajar de determinada região), indianista (costumes indígenas e idealização do índio) e outros. 

Comédia

Os livros de comédia têm como intuito divertir os leitores, para isso eles causam um estranhamento em alguma situação que não seria comum no cotidiano ou que não é previsível, usando também o sarcasmo, a ironia e outros elementos. 

Suspense e terror

Esses tipos de livros são escritos para causarem medo, angústia e apreensão. Quando o medo é causado por algo que existe, como os assassinos, por exemplo, o gênero é classificado como suspense. Já quando esse medo é causado por elementos místicos ou sobrenaturais, ele é classificado como terror.

Drama

Nos livros de drama existem conflitos que geram comoção no leitor, causando sentimentos como tristeza, sofrimento e melancolia. Comumente, os enredos envolvem a morte do personagem ou de alguém muito próximo a ele, além de poder se passar em períodos conturbados, como a guerra.

Outros estilos

Além dos que foram citados, também são muito conhecidos os livros de autoajuda, romances policiais (estilo Sherlock Holmes) e os livros infantis.

2. Pense nos temas que você tem mais facilidade para escrever

Depois de conhecer os estilos literários, agora é hora de saber em qual deles você possui uma facilidade maior para escrever. Esteja ciente de que não necessariamente você terá facilidade de escrever sobre o gênero que mais gosta de ler. Portanto, não é porque você adora os romances policiais que conseguirá desenvolver uma trama nesse estilo. Em vez disso, você pode ter facilidade em escrever romances, por exemplo.

3. Descubra qual é o seu estilo de escrita

Você possui um vocabulário mais íntimo do leitor (informal) ou mais elaborado (formal)? Essas características também são relevantes, pois elas precisam ser adequadas para a história e o público que você quer atingir. 

Encontrei meu estilo literário, e agora?

Agora que você tem ideia sobre qual estilo vai optar, comece a aprender mais a respeito dele. Conheça as técnicas que os autores famosos utilizam para prender a atenção do leitor e também os livros de maior sucesso desse estilo.

Aperfeiçoe sua escrita, veja algumas dicas para escrever melhor, aumente seu vocabulário para evitar repetições e peça a alguém em quem você confia para ler o livro e expor a opinião, pois críticas, quando construtivas, são essenciais para o desenvolvimento do escritor.

 Se você optou por escrever um livro infantil, veja aqui nossas 5 dicas para escrever nesse estilo!

CTA_Tudo-(tudo-mesmo)-que-vocà-precisa-saber-para-lanáar-um-livro-02
CTA-2
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
Aprenda-a-superar-um-bloqueio-criativo-ao-escrever-um-livro-770x514
Aprenda a superar um bloqueio criativo
Depositphotos_85881532_m-2015.jpg.jpeg
3 dicas para escrever um livro de romance
como-divulgar-um-livro-academico.jpeg
Como divulgar um livro acadêmico?
4-erros-que-devem-ser-evitados-ao-publicar-um-livro.jpeg
9 erros que devem ser evitados ao publicar um livro
livro-digital-ou-livro-fisico-qual-escolher-para-comecar.jpeg
Livro digital ou livro físico: qual escolher para começar?