Franceses lançam obra sobre a origem dos nomes de pratos típicos do país

O professor de francês e palestrante Dominique Boyer e o chef de cozinha David Jobert lançam “Menu Terroirs de France”, uma obra que reúne toda a bagagem de vida e história de ambos para contar a origem dos nomes de pratos famosos da França. O livro, escrito com criatividade, sensibilidade e bom humor, traz as aventuras e desventuras dos autores em suas jornadas com a França e as panelas. 

Dominique é formado em Ciências da Educação pela Universidade Louis Lumière de LYON II e atuou na Educação Nacional Francesa em várias regiões e cidades da França. Já David, é formado na Academia Gastronômica francesa, com diploma de Cozinheiro por Nice e de Confeiteiro por Vesoul, tendo trabalhado em diversos restaurantes com estrelas Michelin. “Até cada um chegar no Brasil, onde fomos acolhidos de braços abertos”.

“Esse contexto nos levou a decidir trabalhar de forma autônoma, Dominique desenvolvendo grupos de tradução e depois cursos de aulas particulares e livros, e David abrindo seu primeiro restaurante no Rio, o L’atelier du Cuisinier, em 2012, e depois Le bistrot Du cuisinier, em 2015. Nosso encontro ocorreu em 2018 para unir em livro os dois olhares complementares”, relatam os autores em entrevista ao Blog Autografia. 

Eles contam também que o principal objetivo de “Menu Terroirs de France” é enriquecer, cultivar e permitir o olhar diferenciado e profundo para as peculiaridades da culinária francesa, que trouxe termos ao cotidiano brasileiro: “É possível comer bem, mas conhecer a história do prato e o trabalho do chef oferece uma riqueza incomparável. Nosso livro se endereça aos amadores de boa cozinha, mas também de história, cultura ou geografia. Um livro para os gourmets da mesa, mas também os curiosos e os gourmets da cultura”.

A obra, dividida em entradas, peixes, carnes, acompanhamentos, molhos, sobremesas e bebidas, detalha as histórias de cada prato e suas origens,  conta algumas anedotas profissionais e traz dicas do chef David ligadas aos 55 pratos destacados: “Trazemos 5 receitas pessoais do chef David, mas também 5 receitas do instituto internacional Cordon Bleu, escola que, conquistada pela originalidade do livro e cujo objetivo é o ensinamento de uma gastronomia de excelência sobre todos os continentes, desejou participar. Um dos dois prefácios é da autoria do Presidente do Instituto Cordon Bleu”, explicam.

Os autores contam também sobre a inspiração para produzirem a obra, que, segundo eles, foi pensada em meio à uma mesa repleta de pães, queijos, outras delícias e muitas pesquisas: “Nosso credo é ‘conhecer melhor para saborear melhor’. A inspiração foi permitir as pessoas irem além das simples refeições, para se enriquecer das origens, por vezes divertidas, dos nomes de pratos, e as histórias originais deles ao longo dos séculos na França e as regiões francesas específicas – chamadas Terroirs – que deram a luz à eles, proporcionando um passeio pelo tempo e pela geografia da França”.

Para David e Dominique, publicar “Menu Terroirs de France” é uma grande satisfação e a realização de um sonho: “Agora, nossa expectativa é simplesmente que os nossos leitores gostem do nosso trabalho, ou seja, que a nossa proposta, unindo de forma original a gastronomia à etimologia, à cultura e à história dos homens, lhes agradam, e que eles possam se beneficiar no futuro desse olhar mais rico e sensível a cada vez que entrarem num restaurante”, finalizam. O livro está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Biólogo lança obra sobre sua trajetória com mensagens motivacionais
Adoção responsável e amor pelos animais: história do gato Juquinha vira livro
Executiva lança guia prático sobre processos e gestão de riscos
Lançamentos da Semana
Mãe lança obra infantil ilustrada para auxiliar crianças na hora de dormir