Legado da empresa de ônibus Marcopolo vira livro

O autor Antonio Vicente Lima lança “O Legado da Marcopolo na história do transporte no Brasil”, um livro que traz a trajetória dos 70 anos da empresa através de fotos, relatos, entrevistas com pessoas que trabalham no ramo e empresários do setor. Antonio realizou a pesquisa para a produção da obra durante 22 anos, com o apoio também de outras empresas, e agora compartilha com o público o conteúdo completo que reuniu.

Em entrevista ao Blog Autografia, o autor conta mais sobre a sua trajetória e sobre o tema do livro: “Posso dizer que tive uma vida maravilhosa, pois sempre tive participação em uma obra voluntária de ajudar pessoas. Participo neste trabalho há quase 40 anos, me sinto realizado em todos os aspectos da minha vida. Esse livro vem para resgatar a história do transporte rodoviário, pois muitas pessoas não conhecem a importância do transporte coletivo no crescimento de muitas cidades”.

“O Legado da Marcopolo na história do transporte no Brasil”, dividido em 3 partes, conta o início do transporte no mundo, sua evolução e o momento atual, com foco no Brasil e separado por regiões, registrando a importância da empresa Marcopolo no avanço do sistema no país: “Muitas vezes os empresários são vistos por uma ótica diferente. Muitos também desconhecem a vida de muitos pioneiros que contribuíram para a evolução do sistema no Brasil”, explica o autor.

Antonio conta que a inspiração para escrever o livro veio da falta de informação sobre o assunto: “Antes pesquisei em várias bibliotecas públicas algum livro que contasse a história do transporte e não encontrei muitas informações. Decidi escrever um livro contando a história de uma empresa de ônibus que marcou minha vida, no bairro onde nasci e cresci em Belo Horizonte. Foi totalmente independente. Fiz tudo sozinho, menos a parte da editoração de textos e fotos.”

“No SETRA-BH, a então presidente a Sra. Kátia Pissolato me deu muita atenção e muito material para iniciar o projeto. O Sr. Dorival Piccoli Junior também me mandou muito material. A Marcopolo me mandou muitas fotos e informações. Outras empresas também contribuíram muito, posso dizer que este projeto começou em 1999, quando comecei a reunir o material, e foi muito difícil durante estes anos”, relata.

A expectativa de Antonio com a obra é que as pessoas, tanto da área do transporte ou não, possam conhecer melhor o sistema rodoviário brasileiro, e como este influenciou no crescimento de muitas cidade e regiões isoladas do país: “Me sinto muito realizado por estar resgatando a história do transporte no Brasil. Uma história que muitos não conhecem. Eu aprendi muito em conhecer melhor o Brasil e essa História tão bonita e grandiosa”, finaliza. O livro “O Legado da Marcopolo na história do transporte no Brasil” estará à venda em nossa loja online em breve. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Psicólogos lançam livro com olhar voltado ao universo infantil nas cidades
Lançamentos da Semana
Lançamentos da Semana
Bryan Duarte lança obra de literatura fantástica
Lançamentos da Semana