Literatura de cordel e física se encontram em livro paradidático

O autor Wilson Seraine, formado em Física e especialista em Proteção Radiológica em Aplicações Médicas, Industriais e Nucleares, lança “A Radioatividade na Literatura de Cordel”. O livro propõe uma inovação no ensino clássico sobre a radioatividade. Wilson utiliza a criatividade e a arte da literatura de cordel como aliados à educação, proporcionando um método facilitador para aprendizagem, através da cultural popular.

Em entrevista ao Blog Autografia, Wilson, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e membro efetivo e perpétuo da Academia de Ciências do Piauí, conta mais sobre sua trajetória: “Sou Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e coordenador do curso superior de Tecnologia em Radiologia. Publiquei 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular e, atualmente, apresento na FM Cultura de Teresina o programa semanal ‘A Hora do Rei do Baião’”.

“A Radioatividade na Literatura de Cordel” tem como proposta principal mostrar a proximidade entre as radiações e a cultura popular, no tocante à literatura de cordel: “Não é nosso intento avançarmos em teorias, nem acerca de radioatividade, nem acerca da literatura de cordel. Portanto, nos restringimos a fazer apenas um resumo sobre os dois temas, para que um conhecedor da literatura de cordel conheça um pouco sobre radiações e um conhecedor das radiações conheça um pouco sobre a literatura de cordel”, explica o autor.

Wilson conta que a ideia de produzir o livro surgiu de sua participação em um evento: “Foi no Congresso International Joint Conference – RÁDIO 2019, promovido pela SBPR (Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica), realizado no IPEN/USP. Publicamos, em co-parceria com Prof. Samuel Queiroz Pelegrinele, o artigo intitulado ‘A Literatura de Cordel no Ensino de Radiologia’. O sucesso deste foi tão satisfatório que nos rendeu apresentação oral do aludido artigo. Como já tínhamos publicado, um artigo intitulado ‘Einstein na Literatura de Cordel’ e nossa dissertação de mestrado na ULBRA/RS foi sobre o ‘A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências’, resolvemos ampliar o artigo publicado na RÁDIO e estendê-lo na forma deste livro”.

Para Wilson, publicar “A Radioatividade na Literatura de Cordel” traz uma sensação única: “Esse é nosso décimo livro, todos com temáticas culturais, mas esse tem um sabor especial, porque conseguimos unir nossas duas paixões: a cultura popular com as ciências. Portanto, temos uma ótima perspectiva de aceitação, principalmente pelas escolas de ensino fundamental e médio. É um paradidático com temos bem simples e acessíveis de compreensão, assim como deve ser o ensino de ciências, no tocante, ciências radiológicas”, finaliza. O livro “A Radioatividade na Literatura de Cordel” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Lançamentos da Semana
Livro aborda o racismo no Brasil através das repercussões psíquicas
Obra sobre a pandemia do Covid-19 está em pré-venda pela Autografia
Autora lança romance sobre bailarina com Leucemia Mieloide Crônica
Livro de suspense conta trajetória de jovem investigador em caso de polícia