dicas-escritores-iniciantes-maquina-escrever-1140x760

Nova geração: 5 jovens escritores para você se inspirar

A literatura brasileira atual é composta por autores consagrados e jovens escritores. Eles representam o país nas feiras e encontros mais renomados do Brasil e do mundo, como a Feira de Frankfurt e a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

A boa notícia é que a nova geração vem se profissionalizando — muitos deles deixaram suas ocupações anteriores para se dedicar única e exclusivamente à carreira de escritor.

Quer conhecer 5 jovens escritores para se inspirar? Continue a leitura!

1. Thalita Rebouças

É, atualmente, um verdadeiro fenômeno teen. A autora nacional de 42 anos é jornalista e já vendeu mais de um milhão e meio de cópias de seus 21 títulos já publicados.

O seu livro mais vendido é o “Fala Sério, Mãe”, o qual teve sua série publicado em Portugal. O título “Tudo Por um Pop Star” virou peça de teatro e “Tudo Por um Namorado” está sendo adaptado para virar roteiro de cinema.

Ela é, sem dúvida, o maior sucesso do público feminino jovem e a que mais vende livros no seu segmento.

2. Raphael Draccon

Foi o autor brasileiro mais jovem a assinar com a editora espanhola Planeta do Brasil, quando tinha 25 anos.

Hoje, aos 35, Raphael Draccon já vendeu mais de 200 mil exemplares de sua trilogia “Dragões de Éter”. O box foi o livro nacional mais vendido, durante 5 anos. E, por um ano, figurou a lista dos livros mais desejados do site Submarino, no qual, até hoje, permanece na lista dos mais vendidos do portal.

O roteirista de cinema e escritor é outro grande sucesso no mercado editorial brasileiro e já conquistou o quarto lugar entre os mais vendidos no México, de acordo com a Random House.

Atualmente, é autor roteirista da Globo, sendo seu último trabalho a série de suspense Supermax.

3. Paula Pimenta

É formada em publicidade e música. Também, estudou teatro, foi professora de violão e técnica vocal. Mas, hoje, se dedica à carreira de escritora.

Seu maior fenômeno de vendas é o título “Fazendo o meu filme”, que, sozinho, já ultrapassou a marca de 100 mil exemplares vendidos. Paula Pimenta, de 42 anos, até hoje se espanta quando é abordada na rua por leitores e fãs, porque achava que isso era só coisa de popstar.

Autora de mais de 15 títulos e participante de três coletâneas, Paula, que se denomina escritora de livros cor-de-rosa, lançou títulos em Portugal, Espanha, Itália e nos países da América Latina.

4. Daniel Galera

É um dos precursores da literatura na Internet, onde publica textos em portais e fanzines desde 1996. Hoje, aos 37 anos, Daniel Galera figura na lista dos Melhores Jovens Escritores Brasileiros da revista inglesa Granta.

Estreou com o livro Dentes Guardados (2001), que teve tiragem esgotada e foi adaptado para o teatro. Ainda, dois de seus títulos viraram roteiro de cinema: Até o Dia em Que o Cão Morreu (2003) e Mãos de Cavalo (2006).

Com seus sete títulos publicados, já venceu o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, o Prêmio HQ Mix Novo Talento, além do terceiro lugar na categoria romance, por duas vezes, no Prêmio Jabuti.

5. Eduardo Spohr

Ele levou o fenômeno nerd para a lista dos mais vendidos. Aos 40 anos, com 6 títulos publicados — todos de ficção científica e fantasia —, Eduardo é uma das estrelas de sua geração.

Seu primeiro livro “A Batalha do Apocalipse” vendeu mais de 4 mil cópias, apenas com a divulgação no site Jovem Nerd. Depois, ele o publicou em uma editora tradicional, o que permitiu expandir seu sucesso.

Hoje, cada vez mais os autores buscam se profissionalizar e viver de literatura. O que demonstra que é possível acreditar e investir no sonho de publicar um livro e se tornar um escritor profissional.

Os jovens escritores são uma verdadeira inspiração para quem gostaria de lançar seu próprio livro e passar a viver como escritor. Não é fácil, mas é totalmente possível!

Gostou da nossa lista? Que outro jovem escritor você indicaria como inspiração? Deixe seu comentário!