O NHS, sistema de saúde público inglês, e o SUS são tema de livro

O professor Arthur Galamba lança “Veneno e Fraternidade”, obra que trata sobre o Sistema de Saúde Público inglês, o NHS, pelo olhar de alguém que foi beneficiado pelo serviço. Em 2011 e em 2019, o autor, que mora na Inglaterra há 12 anos, foi diagnosticado com Leucemia e foi tratado gratuitamente no país. No livro, Arthur relata as vantagens do NHS, o comparando com os sistemas privados de saúde do Brasil.

Em entrevista ao Blog Autografia, o autor conta mais sobre a sua trajetória e sobre o tema do livro: “Com 30 anos segui para a Inglaterra para fazer um doutorado. Sou professor universitário e trabalho com formação de professores de ciências em Londres. O livro conta sobre as enormes vantagens de ser tratado por um sistema público, fraterno, universal e gratuito. Eu tive Leucemia quando estava fazendo meu doutorado e em 2019 tive uma reincidência. Em ambos os casos fui tratado pelo NHS”.

“Diferentemente da minha experiência com serviços privados de saúde no Brasil, descobri que podemos ser tratados com mais dignidade, conforto, paz e segurança financeira pelo sistema público. O livro começa por fazer uma crítica à mentalidade separatista, racista e preconceituosa da classe social que venho, a classe média, que prejudica a construção de um SUS de qualidade. Também conto detalhes sobre os médicos e enfermeiros e do impacto que o tratamento para a Leucemia teve para mim. No final, falo sobre as visões políticas que defendem ou que desvalorizam os serviços públicos”.

Arthur produziu a obra motivado por um desejo de esclarecer à população brasileira sobre as enormes desvantagens de depender exclusivamente de um sistema de saúde privado: “Por incrível que pareça, a classe média desconhece quase que completamente o que o SUS pode lhes oferecer. Não o usam por preconceito de classes e também por pura ignorância. Sentem-se erroneamente protegidos pelo sistema de saúde privado, que tem como objetivo principal lucrar com nossas doenças. O cuidado com nossa saúde é apenas um meio de ganhar dinheiro, não é seu primeiro objetivo. Já no sistema de saúde público, esse é o primeiro objetivo. E isso faz toda a diferença”, explica.

Arthur começou a escrever a obra enquanto estava no hospital tratando da reincidência da Leucemia: “Inicialmente, escrevi apenas sobre o tratamento em si, meus medos, minhas dores, o sofrimento de não poder ver ou tocar meu filhinho de 2 anos. Aos poucos, comecei a entender que o livro era mais do que falar do tratamento. Tornou-se um livro que expõe uma posição política de defesa aos sistemas públicos. Fiz tudo sozinho, mas tive revisões preciosíssimas de grandes amigos”, relata.

Para o autor, publicar um livro com fundo social é a realização de um sonho antigo: “Eu sei que essa obra pode servir de contribuição à luta daqueles que trabalham diariamente pela manutenção dos sistemas públicos de saúde. Espero que os leitores se sensibilizem com isso e passem a ter um comportamento menos individualista e mais fraterno com aqueles que dividem os espaços das nossas cidades”, finaliza. Toda a renda com as vendas do livro será doada ao Hospital do Câncer de Pernambuco, estado natal de Arthur. O livro está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Autografia na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty
Instrutor de informática lança obra sobre os conceitos básicos de redes
Coletânea reúne artigos para refletir sobre a sociedade em tempos de pandemia
Lançamentos da Semana
Lançamentos da Semana