paginas-do-livro-quantas-o-meu-deve-ter.jpeg

Páginas do livro: quantas o meu deve ter?

Alguns escritores só começam a se preocupar com certos detalhes depois que seu conteúdo está pronto para publicação. O número de páginas do livro, por exemplo, é um fator que passa despercebido no momento da escrita.

Só que, na hora da diagramação, podem surgir algumas questões, como a necessidade de publicar a obra em mais de um volume (devido a sua grande extensão), ou mesmo de classificá-la em um gênero literário diferente do originalmente pensado.

Você não sabe a quantidade ideal de páginas que seu livro deve ter? Nossa proposta de hoje é mostrar alguns parâmetros de tamanho a serem considerados durante a produção do seu texto. Confira!

É melhor medir em palavras ou em páginas?

Sabemos que o resultado final da escrita (o livro) se materializa em páginas. Talvez seja por isso que as pessoas se apegam a essa medida. Mas, enquanto redige o conteúdo, é melhor que você pense no tamanho da obra em palavras.

Acontece que no editor de textos que você usa para escrever, geralmente, o tamanho da página é A4. Nela, há determinada configuração de margem e espaçamento entre linhas, e você escolhe uma fonte padrão de um certo tamanho (as mais comuns são Arial 10 ou Times 12).

Porém, tudo isso pode mudar quando o livro passa pelo processo de diagramação (principalmente o tamanho da página, já que livros literários não costumam ser publicados em A4, mas em dimensões menores).

Assim, se no Word, por exemplo, seu texto tem 100 páginas, ele terá muito mais quando diagramado. Já se você pensa no tamanho do conteúdo em palavras, a quantidade se mantém igual, não importa a configuração que seu livro venha a ter.

O que influencia no número de páginas do livro?

Como dito acima, o número de páginas vai depender de alguns fatores, dentre eles, o tamanho da página. Algumas dimensões usadas em publicações no Brasil são:

  • livros de ficção/não ficção — ​tamanho A5 (16 cm x 23 cm / 14,5 cm x 20,5 cm / 17 cm x 25 cm);
  • livros didáticos — tamanho A4 (20 cm x 28 cm);
  • livros fotográficos — tamanho A3 (29 cm x 41 cm).

Ouro fator que influencia diretamente a paginação de um livro é o projeto gráfico. Elementos como a sangria (quanto de margem será deixado), o tipo e tamanho da fonte, ou a presença de imagens aumentam ou diminuem o número de páginas.

Fora isso, é importante considerar que seu livro pode conter elementos pré e pós-textuais, como prefácio, sumário ou índice. Portanto, para o total de páginas você deve contar não apenas o conteúdo que escreveu, mas também as páginas que serão ocupadas por elementos como esses.

Qual a média de palavras por gênero literário?

Para você ter um parâmetro válido para medir seu livro, apresentamos alguns números que são comuns no mercado editorial brasileiro. A média é em palavras e de acordo com cada gênero literário:

  • romances — 40 mil a 150 mil palavras;
  • contos — até 7500 palavras;
  • novelas — 18 mil a 40 mil palavras;
  • livros infantojuvenis — 25 mil a 75 mil palavras;
  • livros infantis — de 250 a 1000 palavras;
  • livros de não ficção — 25 mil a 150 mil palavras.

Outra maneira de avaliar se o tamanho do seu livro está aceitável é verificar editais de concursos literários e confirmar o mínimo de palavras (ou de caracteres) exigido para cada gênero. O Prêmio Sesc de Literatura, por exemplo, dedicado a narrativas, exige de 120 mil a 400 mil caracteres (com espaços) para contos, e de 180 mil a 600 mil caracteres (com espaços) para romances.

Quer um número ainda mais objetivo? Então saiba que 64.500 palavras é a média geral que a Amazon identificou entre todos os livros de seu catálogo. Uma obra de sucesso que tem esse tamanho é Admirável Mundo Novo (na versão original em inglês).

Esperamos que agora fique mais fácil para você definir o quanto deve escrever. Com o conteúdo pronto e diagramado, você sabe com mais precisão o número de páginas do livro e pode decidir se vale a pena escrever mais ou cortar alguma parte.

Quer ler mais sobre publicação de livros? Assine nossa newsletter para receber as novidades por e-mail!

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
4-dicas-de-redacao-para-escrever-um-livro.jpeg
4 dicas de redação para escrever um livro
Depositphotos_101838372_m-2015.jpg.jpeg
O guia definitivo para escrever um livro de sucesso
em-busca-de-inspiracao-para-escrever-confira-3-dicas-essenciais.jpeg
Em busca de inspiração para escrever? Confira 3 dicas essenciais!
5-dicas-de-livros-para-escritores-iniciantes.jpeg
5 dicas de livros para escritores iniciantes
voce-sabe-como-escrever-uma-novela.jpeg
Você sabe como escrever uma novela?