Pernambucano lança coletânea de crônicas sobre as relações humanas

Gilvan Balbino, natural de Palmares, Pernambuco, lança “Reticências”, uma coletânea de 20 crônicas que abordam as relações humanas. No livro, Gilvan, que trabalha com teatro há mais de 30 anos, traz um olhar diferenciado sobre o cotidiano e a forma como os indivíduos, em sua pluralidade e diversidade, se integram e assimilam uns aos outros.  

Em entrevista ao Blog Autografia, Gilvan conta mais sobre sua vida profissional e sobre o tema do livro: “Minha trajetória profissional foi ligada ao fazer teatral, não só como dramaturgo, mas como ator, diretor, professor e produtor cultural. Durante mais de 35 anos venho me dedicando a esse ofício com muita responsabilidade, sempre buscando, através dos estudos e muitas pesquisas, dialogar com o nosso ‘presente’, questionando e apontando com a arte um atravessamento para um futuro mais digno para toda humanidade.

“Como um bom leitor que sou, espero sempre que tenha conseguido de alguma forma uma comunhão com todes que se aventurarem nessas crônicas que falam um pouco de cada um de nós! O livro aborda várias inquietações que permeiam o cotidiano de quaisquer pessoas, como separação, preconceitos, política, religião… Sempre dando vozes às classes menos favorecidas dentro da nossa sociedade”, completa ele.

A inspiração para Gilvan escrever o livro foram os dias que ele mesmo viveu, que, segundo o autor, são “uma rica fonte de inspiração e de experimentações”. Ele conta ainda sobre a produção da obra: “Foi muito difícil para mim que renego sempre as burocracias que temos que, de uma hora ou outra, nos inserir. O processo de escrita é sempre muito prazeroso e espero que os meus leitores e leitoras se divirtam, reflitam, sonhem, lutem e se entreguem à leitura como foi a minha entrega na escrita. Nunca estamos sós. A arte é, mesmo no campo da literatura, sempre acompanhada de muita gente, nem que seja dos nossos fantasmas que querem ganhar vida mesmo que seja em uma folha de papel”.

Para o autor, a sensação de publicar o livro “é inexplicável, porque o medo e a felicidade se misturam e tocam em outro lugar que ainda não descobri como achar e viver com eles. As expectativas são muitas, mas deixo nas reticências… E deixo uma citação de Gilberto Gil: ‘O melhor lugar do mundo é aqui e agora. Aqui, onde indefinido, agora, que é quase quando’”, finaliza. O livro “Reticências” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Fábio Siqueira lança livro de mistério sobre cápsula do tempo
Lançamentos da Semana
Lançamentos da Semana
Lançamentos da Semana
Pedagoga lança livro ilustrado para inspirar crianças e adolescentes