Poesias escritas pelo mundo durante oito anos viram livro

O autor Jodival Maurício da Costa, natural do Ceará, lança o livro “A vida das palavras”, uma coletânea de poesias. A obra aborda diversos temas, dos mais corriqueiros, como as amenidades do dia a dia, até mais elaborados, como a própria poesia, a serviço dela mesma. Com sensibilidade poética, Jodival apresenta ao público uma obra humanista e filosófica.

Em entrevista ao Blog Autografia, Jodival conta mais sobre sua trajetória e sobre o tema do livro: “Nasci no estado do Ceará, mudei para o Pará com 10 anos de idade, onde vivi por 21 anos. Depois morei no Rio Grande do Sul (para fazer mestrado na UFRGS), São Paulo (para fazer o doutorado), Paris (para doutorado sanduíche), Tocantins (para trabalhar na UFT) e, desde 2013 moro no Amapá, onde sou professor na Universidade Federal do Amapá”.

“A obra, que tem forte influência da poesia de Manoel de Barros, é um diálogo com as inutilidades, saindo do prático e corriqueiro da nossa invenção do cotidiano. Não por acaso, o livro é permeado pela ideia de como as crianças se relacionam com o mundo, em que a realidade é pintada pela imaginação”, completa ele.

O livro “A vida das palavras” foi escrito durante oito anos – o autor iniciou a produção em Paris, em 2012, e finalizou em Macapá, em 2020: “Acho que demorei para escrever porque não tenho compromisso com o início ou o fim, gosto é das coisas que acontecem pelo meio. Como costumo dizer, escrevia quando a inspiração me pegava distraído, nesses momentos de inutilidades que dão vida às palavras. Muitas pessoas me acompanharam nesse processo: nas conversas com Lucas Panitz, Natali Costa, Handerson Joseph, Jonas Ferreira e muitos outros que não constam aqui, mas entendem bem o diálogo das rãs e das pedras, entendem de inutilidades”.

Para Jodival, publicar o livro traz uma sensação de “despertencimento”, por compartilhar seus textos com o público: “Agora essas poesias pertencem às leitoras e leitores, e isso é muito bom. Eu não espero mais nada, só desejo que as pessoas tenham acesso. Às leitoras e leitores, desejo que, de vez em quando observem a conversa das rãs com as pedras e que aprendam com as lesmas lições sobre o tempo”, finaliza. O livro “A vida das palavras” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Professor lança coletânea de contos sobre o imaginário popular
Lançamentos da Casa Autografia na FLIP continuam neste sábado
Lançamentos da Semana
Confira o novo programa da Rádio Autografia, com Antonio Kriegel e o “Casos K”
Confira o novo programa da Rádio Autografia, com André Gabeh, do livro “Suburburinho”