banner-unicornio

Professor lança releituras de lendas e folclore brasileiro em livro ilustrado

O autor José Couto, professor e pós-graduado em Educação Ambiental, traz ao público o livro “O Unicórnio do Sul e outras lendas poéticas”, uma coletânea ilustrada de poemas, que tem como tema o folclore brasileiro e suas lendas. José também recria cantigas de roda, literaturas orais e canções populares em forma de poesia, alternadas com desenhos de Luiza Maciel.

Em entrevista ao Blog Autografia, José Couto, que foi poeta semanal do Jornal O Alvoradense do Rio Grande do Sul, fala um pouco mais sobre a obra: “o livro é uma tentativa de reelaboração dessas riquezas autênticas da cultura brasileira, porém, na maioria das vezes esquecidas ou relegadas a um segundo plano, com um olhar apaziguador”, conta ele.

Luiza Maciel, a ilustradora responsável pelos desenhos do livro, conta como foi trabalhar com o autor: “a poesia de José Couto é sempre marcada por surpresas e profundidades, movendo cada leitor a uma transformação da palavra a acender luzes pelos caminhos, lupas nas quais cada palavra se torna um infinito a ser desvelado pela sua poética sempre imensa. ‘O Unicórnio do Sul e Outras Lendas Poéticas’ é uma obra na qual tenho muito orgulho de ter participado em suas ilustrações”, conta ela.

José já tem planos de outras publicações, em obras físicas e ebooks, e compartilha a sensação de publicar “O Unicórnio do Sul e Outras Lendas Poéticas”: “é uma imensa alegria, pela forma carinhosa em que o projeto foi recebido nas redes sociais. Agradecido pelas múltiplas parcerias, apoio e incentivo que recebemos na jornada, e por ter encontrado essa casa que vai editar o livro da forma que desejamos e sonhamos”, finaliza.

Para a poeta Lázara Papandrea, “a poética de José Couto é um convite à dança com um mundo mágico e ao mesmo tempo um resgate do nosso folclore onde a poesia se faz cantiga, em linguagem tomada do povo das matas e dos rios, para se tornar fonte guardiã das coisas que são do céu e da terra”. A obra tem lançamento ainda para o fim deste ano. Fique ligado em nossas redes sociais para mais novidades.

Acesse algumas de suas poesias:
https://quatete.wordpress.com/2018/05/25/4-poemas-de-jose-couto/

https://amaitepoesias.blogspot.com/2018/05/o-unicornio-do-sul-e-outras-lendas.html

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
1
Paulo Henrique Brazão lança contos sobre sexo em “Perversão” e sobre outros temas em “Desilusões, Devaneios e Outras Sentimentalidades”
lancamentos-770x248
Lançamentos da Semana
DSC_0340
Casa Autografia é palco de Sarau Literário na FLIP
banner-autografianabienal
Autografia na Bienal de São Paulo 2018!
38405382_1319972244812762_4705815122981945344_n
Autografia na Bienal Internacional do Livro de São Paulo