publicacao-de-livros-5-passos-para-publicar-seu-tcc.jpeg

Publicação de livros: 5 passos para publicar seu TCC

Após a formatura, é comum que a maioria dos trabalhos de conclusão de curso vão parar no fundo de uma gaveta, e permaneçam por lá. Mas você sabia que o seu TCC pode se tornar uma importante contribuição para a área acadêmica, além de trazer diferencial para o currículo?

Muitos profissionais estão investindo na publicação de livros, e a sua monografia pode se tornar uma obra de sucesso. Quer saber como? Confira o nosso post!

Tematize a sua obra

Nem sempre toda a sua dissertação pode vir contida em livro, por questão de formato, tamanho e número de páginas. Para evitar esse problema a principal dica é tematizar a sua obra, sintetizando os aspectos mais importantes e seguindo um determinado nicho de pesquisa.

Quando se trata de publicação de livros, é preciso ter em mente que os leitores procuram um tema em especial. Algo atrativo, que desperte a curiosidade ou tire as dúvidas sobre um determinado assunto.

Adapte a linguagem da sua pesquisa

Assim como o formato e os elementos visuais, a linguagem de uma monografia precisa ser adaptada para os livros. Esse tipo de publicação exige um tom mais leve, com o intuito de se comunicar diretamente com o público.

Dependendo da área, muitas teses vêm recheadas de jargões, termos científicos e palavras técnicas que podem tornar a leitura impossível para quem não é especialista ou acadêmico.

Não é preciso fazer grandes alterações no conteúdo da pesquisa. Apenas uma adaptação na linguagem permite que o livro seja mais fluido, para que os leitores não tenham que interromper a leitura para pesquisar termos, além de torná-lo leve e interessante.

Contrate um revisor

Trabalhos acadêmicos na área de Ciências Humanas possuem uma vantagem em relação às outras, porque esses estudantes e profissionais já possuem conhecimento mais avançado quando se trata de linguagem, regras gramaticais, ortografia e outros elementos que geralmente fazem parte da revisão.

Se esse não for o seu caso, contrate um revisor. Ele terá uma visão mais aguçada sobre os possíveis erros de ortografia, bons títulos, pontuação e o que pode ser adaptado antes da publicação.

Pesquise o mercado

Assim como em uma empresa, quando se trata de publicação de livros também é preciso avaliar a receptividade do mercado.

Dissertações e teses em áreas de pesquisa com um público forte, ou em segmentos que sejam carentes de contribuições acadêmicas, são mais interessantes para as editoras, e mais fáceis de serem publicadas.

Se a sua pesquisa é sobre um tema não tão inovador assim, procure os aspectos relevantes e quais contribuições adicionais ela pode trazer, e foque nesses elementos durante a promoção do seu texto perante as editoras e o público.

Promova o seu livro

Adaptações feitas, revisão concluída e livro pronto para ser publicado, chegou a hora de fazer a divulgação. Geralmente, esse trabalho fica por conta das editoras, que conhecem as estratégias certas, o público mais indicado, e promovem os eventos adequados para a divulgação.

No entanto, isso não deve ser um impedimento para que você promova o seu trabalho entre os seus amigos, colegas de trabalho, em redes sociais, e principalmente durante congressos, palestras e workshops profissionais dos quais participar. Esses eventos costumam atrair o público ideal e divulgar a publicação de livros.

E você, já pensou em publicar a sua tese de TCC? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Postagens relacionadas
5-motivos-para-publicar-um-livro.jpeg
5 motivos para publicar um livro

Comentários no Facebook