quais-os-elementos-da-narrativa-sao-mais-importantes-e-como-estruturalos.jpeg

Quais os elementos da narrativa são mais importantes e como estruturá-los?

Quem é aspirante a escritor e quer dar os primeiros passos no universo literário, escrevendo contos ou romances, precisa compreender os elementos da narrativa. Tratam-se de itens que devem ser levados em consideração ao contar uma história, já que possibilitam o relato dos acontecimentos e a compreensão do leitor.

Para que você entenda mais sobre o assunto e possa desenvolver um texto ainda mais rico em suas produções literárias, explicaremos a seguir os principais elementos da narrativa. Continue a leitura!

Espaço

O espaço é o nome dado ao local em que a narrativa se desenvolve. Ele pode ser tanto físico quanto psicológico, sendo que no primeiro caso, é representado o lugar onde a história se passa, como uma cidade, uma casa, um estabelecimento comercial etc.

Por sua vez, o espaço psicológico é um ambiente criado individualmente pelos personagens, nos casos em que a história é baseada em pensamentos abstratos ou narrações de sentimentos.

O espaço também é o responsável pela classificação de uma literatura em regionalista ou regional, conforme propõe o estudioso Pedro Luis Barcia no livro “Literatura de las regiones argentinas”.

De acordo com o autor, uma obra regionalista é aquela que descreve o espaço em tom laudatório, exaltando as suas características. Já a literatura regional não descreve o espaço em que a história se passa, mas está relacionado ao local de abrangência geográfica da obra.

Tempo

O tempo nada mais é do que o período em que uma história se passa. Desse modo, ele pode ser cronológico ou psicológico. No primeiro caso, os acontecimentos ocorrem de forma linear, com a história se desenvolvendo cronologicamente, conforme o passar do tempo.

No caso do tempo psicológico, são adotados recursos que envolvem o passado e o futuro dos acontecimentos ao longo das páginas. Um bom exemplo disso são os flashbacks, trechos das obras em que são explicadas situações anteriores ao tempo presente da história, de forma estratégica, para que o leitor tenha um melhor entendimento do que está acontecendo.

Personagens

Os personagens são as entidades sobre as quais a história se passa. Eles podem ser pessoas, animais, objetos, entre outros itens, de acordo com a criatividade e vontade do autor. Isso porque na literatura fantástica ou maravilhosa, seres inanimados ou sem o poder da fala também podem ter vida, convivendo e interagindo entre eles ou com as pessoas.

Quando um personagem é o centro de uma obra, ele é chamado de protagonista. Já os que não são os principais, mas têm grande destaque, recebem a nomenclatura de coadjuvantes.

Narrador

Também conhecido como foco narrativo, o narrador é a voz do texto, ou seja, quem conta a história. Ele pode ser classificado em três tipos:

  • narrador personagem: quando um personagem da trama conta a história;
  • narrador observador: quando alguém relata uma história que observou, por sua ótica;
  • narrador onisciente: é aquele em que a história é narrada em primeira ou terceira pessoa, demonstrando todo o conhecimento sobre os acontecimentos e não apenas sob uma única ótica.

Entender sobre os elementos da narrativa é indispensável para os autores, que precisam aplicá-los a seus textos, de modo que eles tenham qualidade e sejam completos para o leitor. Esperamos que você tenha conseguido aprender mais sobre o assunto e que isso possa contribuir com as suas produções literárias.

Quer continuar se informando sobre como ser um grande autor? Então, leia o nosso guia definitivo para escrever um livro de sucesso.

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
60777-x-melhores-maneiras-de-se-concentrar-enquanto-escreve
6 melhores maneiras de se concentrar enquanto escreve
49090-voce-ja-ouviu-falar-na-jornada-do-heroi
Você já ouviu falar na jornada do herói?
5-elementos-fundamentais-para-escrever-um-livro-de-suspense.jpeg
5 elementos fundamentais para escrever um livro de suspense
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
Depositphotos_101838372_m-2015.jpg.jpeg
7 comunidades de escritores que você não pode ficar de fora