Ressocialização de egressas do sistema prisional paulista é tema de livro

A autora Bianca Kachani, formada em jornalismo pela ESPM-SP, lança o livro-reportagem “Egressas: histórias de mulheres depois das grades”, sobre o processo de ressocialização de mulheres saídas do sistema prisional de São Paulo. Bianca, hoje coordenadora de marketing e assessora de imprensa, entrevistou cinco mulheres que foram encarceradas na capital paulista, e no livro conta suas histórias de forma humanizada, dando ênfase aos seus sentimentos e emoções.

Em entrevista ao Blog Autografia, a autora conta mais sobre “Egressas: histórias de mulheres depois das grades”: “Ao meu ver, o livro é uma denúncia social, já que todos os relatos estão bastante atrelados a questões de Direitos Humanos. Também funciona como um perfil de uma situação social: as cinco histórias são completamente diferentes mas têm alguns pontos em comum que eu busquei destacar com a intenção de mostrar os principais aspectos, não apenas da ressocialização, mas daquilo que levou aquelas mulheres a entrarem para o mundo do crime”.

Bianca conta também sobre suas inspirações para produzir o livro e como surgiu a ideia de escrever: “me inspirei muito na série ‘Carandiru’, do Dráuzio Varella, ‘Presos que menstruam’, da Nana Queiroz e ‘Cadeia’, da Debora Diniz. Também sou muito feminista e defensora dos direitos das mulheres, então quis trabalhar algum assunto que se relacionasse com isso de alguma forma”.

A autora escreveu durante um ano e meio, e o livro é produto do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que recebeu nota máxima e foi indicado ao prêmio de melhores TCCs da ESPM-SP: “ao saber do resultado, decidi ir mais à diante: fiz algumas mudanças para poder publicar, mas todo esse processo foi bem difícil. Demorei muito para conseguir contato com as entrevistadas e me encontrar com elas de fato. São pessoas que vivem uma realidade muito diferente da minha, então foi preciso enfrentar uma série de barreiras sociais, além de conseguir conquistar a confiança delas”, acrescenta Bianca.

Para a autora, lançar o livro é a realização de um grande sonho pessoal e profissional: “me sinto muito feliz em estar publicando uma obra sobre um tema que considero tão relevante para a sociedade atual. Daqui para frente, quero que o livro seja um sucesso e que contribua para colocar o tema mais em pauta. Fora isso, já estou pensando em novos projetos e temas para uma possível segunda obra”, finaliza Bianca.

“Egressas: histórias de mulheres depois das grades” está disponível em nossa loja online. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Adoção responsável e amor pelos animais: história do gato Juquinha vira livro
Obra ajuda leitor a descobrir o valor de seu negócio
Vimatte lança autobiografia sobre superação de doença através da fé
Poemas escritos por autor durante mais de 20 anos viram livro
Pesquisador lança nova edição de guia para brasileiros que desejam morar em Portugal