banner-egressas-01

Ressocialização de egressas do sistema prisional paulista é tema de livro

A autora Bianca Kachani, formada em jornalismo pela ESPM-SP, lança o livro-reportagem “Egressas: histórias de mulheres depois das grades”, sobre o processo de ressocialização de mulheres saídas do sistema prisional de São Paulo. Bianca, hoje coordenadora de marketing e assessora de imprensa, entrevistou cinco mulheres que foram encarceradas na capital paulista, e no livro conta suas histórias de forma humanizada, dando ênfase aos seus sentimentos e emoções.

Em entrevista ao Blog Autografia, a autora conta mais sobre “Egressas: histórias de mulheres depois das grades”: “Ao meu ver, o livro é uma denúncia social, já que todos os relatos estão bastante atrelados a questões de Direitos Humanos. Também funciona como um perfil de uma situação social: as cinco histórias são completamente diferentes mas têm alguns pontos em comum que eu busquei destacar com a intenção de mostrar os principais aspectos, não apenas da ressocialização, mas daquilo que levou aquelas mulheres a entrarem para o mundo do crime”.

Bianca conta também sobre suas inspirações para produzir o livro e como surgiu a ideia de escrever: “me inspirei muito na série ‘Carandiru’, do Dráuzio Varella, ‘Presos que menstruam’, da Nana Queiroz e ‘Cadeia’, da Debora Diniz. Também sou muito feminista e defensora dos direitos das mulheres, então quis trabalhar algum assunto que se relacionasse com isso de alguma forma”.

A autora escreveu durante um ano e meio, e o livro é produto do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que recebeu nota máxima e foi indicado ao prêmio de melhores TCCs da ESPM-SP: “ao saber do resultado, decidi ir mais à diante: fiz algumas mudanças para poder publicar, mas todo esse processo foi bem difícil. Demorei muito para conseguir contato com as entrevistadas e me encontrar com elas de fato. São pessoas que vivem uma realidade muito diferente da minha, então foi preciso enfrentar uma série de barreiras sociais, além de conseguir conquistar a confiança delas”, acrescenta Bianca.

Para a autora, lançar o livro é a realização de um grande sonho pessoal e profissional: “me sinto muito feliz em estar publicando uma obra sobre um tema que considero tão relevante para a sociedade atual. Daqui para frente, quero que o livro seja um sucesso e que contribua para colocar o tema mais em pauta. Fora isso, já estou pensando em novos projetos e temas para uma possível segunda obra”, finaliza Bianca.

“Egressas: histórias de mulheres depois das grades” está disponível em nossa loja online. Adquira o seu exemplar clicando aqui.

CTA_Tudo-(tudo-mesmo)-que-vocà-precisa-saber-para-lanáar-um-livro-02
CTA-2
2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
banner-fantastic
Autografia lança novo selo de literatura fantástica na Bienal 2019
lancamentos-770x248
Lançamentos da Semana
banner-autografianabienal
Autografia na Bienal de São Paulo 2018!
podcast-autografia
Confira o novo programa da Rádio Autografia, com Jaylla Duarte e “O Meu Mapa Astral”
IMG_3340
Livro sobre manifestações de 2013 joga luz sobre História recente do país