58817-saiba-quais-generos-literarios-sao-mais-lidos-no-brasil-e-no-mundo

Saiba quais gêneros literários são mais lidos no Brasil e no mundo

Mesmo que a literatura não seja exatamente o hobby mais popular no Brasil, pesquisas recentes apontam um crescimento constante de leitores nos últimos anos, mostrando um potencial otimista para os livros e seus autores aqui no país.

Você sabia que os gêneros literários mais lidos pelos brasileiros são um tanto diferentes dos best-sellers no resto do mundo? No post de hoje, vamos falar sobre os tipos de livros que mais fazem sucesso aqui no Brasil em comparação aos mundialmente mais populares. Continue a leitura!

Os gêneros literários mais lidos no Brasil

A literatura mais popular em nosso país é a de ficção. Dividindo o gênero em segmentos mais específicos, temos o infantojuvenil como um dos mais apreciados, alcançando 8,4% do total de livros vendidos em 2013, segundo reportagem da Folha.

O segmento infantojuvenil fica atrás apenas da “literatura estrangeira”, com 21% das vendas. Essa determinação, entretanto, não é consenso entre todas as agências que realizam esse tipo de pesquisa, visto que o conceito de literatura estrangeira é abrangente e engloba muitos outros gêneros dependendo das métricas.

Por isso, seu número acaba ficando inflado e ele “rouba” algumas das vendas que poderiam ter sido contadas como sendo de outros gêneros. A maioria dos títulos infantojuvenis, por exemplo, vêm de fora e podem ser considerados, também, literatura estrangeira, dependendo de quem faz a análise.

Um infográfico feito pela Innovare Pesquisa e postado pelo Shereland mostra números que reafirmam esse gosto dos brasileiros. Nas métricas da Innovare, o gênero de ficção aparece como o mais vendido, com 7,87% das vendas, e ele certamente abrange a maioria dos títulos infantojuvenis publicados.

É fácil listar alguns exemplos do reconhecido sucesso do segmento infantojuvenil e que podem ser considerados, também, ficção e literatura estrangeira. São livros de séries como Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo. O último lançamento da série de J.K. Rowling, chamado “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, figura como líder absoluto dos títulos mais vendidos no último mês.

Os gêneros literários mais lidos no mundo

O gênero literário que mais cresce no mundo é o da autoajuda, segundo a Super Interessante. No ranking linkado acima, mesmo o segundo colocado por aqui já é pertencente a esse tipo de literatura.

Um bom exemplo aqui é “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung. Enquanto a obra em si foi concebida muito antes de autoajuda se tornar um gênero, seu esmagador sucesso que perdura até hoje pode ser atribuído a um grande número de pessoas procurando o melhoramento pessoal por meio das palavras e citações do filósofo chinês. Segundo o Shereland, o título aparece como o segundo livro mais vendido do mundo nos últimos 50 anos, com 820 milhões de cópias distribuídas, ficando atrás somente da “Bíblia Sagrada”.

E então, estes foram os gêneros literários mais lidos que você esperava ver aqui no Brasil e no resto do mundo?

Assine nossa newsletter para ficar atualizado sobre o universo literário! Não perca nossas dicas para ajudar na escrita de suas próprias obras e a melhor maneira para conseguir publicá-las!

Postagens relacionadas
5-mitos-e-verdades-sobre-o-habito-de-leitura-no-brasil.jpeg
5 mitos e verdades sobre o hábito de leitura no Brasil
laptop_in_classic_library
Conheça os blogs parceiros da Autografia
Sem título
Livro mostra recursos para lutar contra a alienação parental
capa-finalizada
Escala de Mokken com dados amostrais complexos – Nova Contribuição – 2017
Untitled 1
Autografia lança o novo selo Subúrbio Editorial

Comentários no Facebook