Saiba quais gêneros literários são mais lidos no Brasil e no mundo

Mesmo que a literatura não seja exatamente o hobby mais popular no Brasil, pesquisas recentes apontam um crescimento constante de leitores nos últimos anos, mostrando um potencial otimista para os livros e seus autores aqui no país.

Você sabia que os gêneros literários mais lidos pelos brasileiros são um tanto diferentes dos best-sellers no resto do mundo? No post de hoje, vamos falar sobre os tipos de livros que mais fazem sucesso aqui no Brasil em comparação aos mundialmente mais populares. Continue a leitura!

Os gêneros literários mais lidos no Brasil

A literatura mais popular em nosso país é a de ficção. Dividindo o gênero em segmentos mais específicos, temos o infantojuvenil como um dos mais apreciados, alcançando 8,4% do total de livros vendidos em 2013, segundo reportagem da Folha.

O segmento infantojuvenil fica atrás apenas da “literatura estrangeira”, com 21% das vendas. Essa determinação, entretanto, não é consenso entre todas as agências que realizam esse tipo de pesquisa, visto que o conceito de literatura estrangeira é abrangente e engloba muitos outros gêneros dependendo das métricas.

Por isso, seu número acaba ficando inflado e ele “rouba” algumas das vendas que poderiam ter sido contadas como sendo de outros gêneros. A maioria dos títulos infantojuvenis, por exemplo, vêm de fora e podem ser considerados, também, literatura estrangeira, dependendo de quem faz a análise.

Um infográfico feito pela Innovare Pesquisa e postado pelo Shereland mostra números que reafirmam esse gosto dos brasileiros. Nas métricas da Innovare, o gênero de ficção aparece como o mais vendido, com 7,87% das vendas, e ele certamente abrange a maioria dos títulos infantojuvenis publicados.

É fácil listar alguns exemplos do reconhecido sucesso do segmento infantojuvenil e que podem ser considerados, também, ficção e literatura estrangeira. São livros de séries como Harry Potter, Jogos Vorazes e Crepúsculo. O último lançamento da série de J.K. Rowling, chamado “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, figura como líder absoluto dos títulos mais vendidos no último mês.

Os gêneros literários mais lidos no mundo

O gênero literário que mais cresce no mundo é o da autoajuda, segundo a Super Interessante. No ranking linkado acima, mesmo o segundo colocado por aqui já é pertencente a esse tipo de literatura.

Um bom exemplo aqui é “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung. Enquanto a obra em si foi concebida muito antes de autoajuda se tornar um gênero, seu esmagador sucesso que perdura até hoje pode ser atribuído a um grande número de pessoas procurando o melhoramento pessoal por meio das palavras e citações do filósofo chinês. Segundo o Shereland, o título aparece como o segundo livro mais vendido do mundo nos últimos 50 anos, com 820 milhões de cópias distribuídas, ficando atrás somente da “Bíblia Sagrada”.

E então, estes foram os gêneros literários mais lidos que você esperava ver aqui no Brasil e no resto do mundo?

Assine nossa newsletter para ficar atualizado sobre o universo literário! Não perca nossas dicas para ajudar na escrita de suas próprias obras e a melhor maneira para conseguir publicá-las!

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Seus livros na Bienal do Livro 2016
Swellen Sauer lança livro sobre relacionamentos conturbados e traições
Livro “Jornadas de Junho – 5 anos depois” é pauta da imprensa carioca
Está no ar o programa com Richard Stankevicius, do livro “A Bíblia do MMORPG”
Jovem mineiro de apenas 11 anos lança ficção fantástica