Segunda Guerra Mundial é tema de romance biográfico de Judy Botler

A carioca Judy Botler lança “Cerejas de Maio”, um romance biográfico, baseado na história de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. No livro, Judy conta a trajetória dos Grünebaum, uma família judia alemã, residente em Krefeld, cidade ao norte da Alemanha, do século XIX até o período logo após a Segunda Guerra Mundial. Os personagens são a matriarca Júlia; seus quatro filhos, Hilde, Arthur e as gêmeas Hertha e Irma; e os seus netos, Günther e Ellen.

Em entrevista ao Blog Autografia, Judy, médica formada pela UNIRIO, conta mais sobre sua trajetória: “Me especializei em Endocrinologia e Metabologia pelo Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE), onde desenvolvi e coordenei o Programa de Triagem Neonatal do Estado do Rio de Janeiro até 2008. Fiz mestrado em Medicina pela PUC-RJ e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – FIOCRUZ, em 2010. Atualmente, me dedico em tempo integral à clínica privada”.

O livro aborda temas como a hiperinflação da época, a grave crise econômica e as duas guerras que acabaram separando sua família por vários locais, como França, Bélgica, Alemanha, Norte da África e Brasil: “Cada capítulo representa um momento do mesmo processo histórico nos diferentes lugares e são divididos em seções que permitem ao leitor observar o cotidiano e os efeitos daquele mesmo momento histórico em vários lugares. Ao final, a trama se concentra no drama da pequena Ellen que, órfã do nazismo, sobrevive escondida na Bélgica sob identidade falsa, e o emocionante processo de resgate da menina ao seio familiar pela avó e as tias do outro lado do oceano Atlântico”, explica a autora.

A inspiração para Judy produzir a obra foi a sua própria família. A personagem principal, Ellen, uma das netas, é sua mãe: “Ao longo da maior parte de minha vida, eu só tive acesso a alguns fragmentos dessa história. Em 2015, ocasião em que o mundo celebrou os 70 anos do fim do Holocausto e Ellen completou 80 anos, ela foi convidada a relatar a sua experiência em um evento promovido pela comunidade judaica do Rio de Janeiro. Este foi o gatilho que deu início à sequência de revelações que culminaram na composição deste livro”, revela.

A autora conta também que, para produzir o livro, realizou várias entrevistas com sua mãe, resgatando fatos traumáticos de sua infância: “Ao final, a pesquisa em documentos obtidos em bases de dados da Alemanha e de Israel deram maior consistência ao relato, trazendo o conteúdo que antes parecia transitar pelo imaginário de uma criança para mais próximo do mundo real”.

Judy compartilha que escrever e publicar o livro é uma grande responsabilidade, principalmente por entrar na literatura, ambiente diferente do científico, do qual estava habituada: “O desafio maior foi contar a história de ‘Cerejas de Maio’ de uma forma literária, mais fluida para o leitor, sem que o texto parecesse um relatório de pesquisa. A literatura já conta com um número significativo de relatos de crianças sobreviventes do Holocausto, que têm tido muito boa acolhida entre os leitores de comunidades judaicas por todo o mundo, que, por razões óbvias, tendem a ser mais sensíveis ao tema”.

As expectativas de Judy são de que o livro alcance o maior número de leitores para que se sensibilizem com a história e os efeitos da intolerância: “Há uma linha de pensamento negacionista que atribui ‘certo exagero’ aos incontáveis relatos sobre o maior genocídio da história. O momento exige que histórias como esta sejam contadas e repetidas várias e várias vezes, para que as próximas gerações ouçam, leiam e saibam do quanto o ser humano pode ser cruel e, conscientes dessa realidade, possam evitar que a História se repita. #weneverforget #neveragain #cerejas_de_maio”, finaliza.

O livro “Cerejas de Maio” estará à venda em breve em nossa loja online. Fique ligado em nossas redes sociais para o lançamento.  

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Postagens relacionadas
Autografia na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Lançamentos da Semana
Livro traz relato pessoal de enfermeira sobre a Cardiopatia Congênita
Trainer de líderes e mentor em conexões lança obra que auxilia a atrair clientes
Lançamentos da Semana