utilizando-referencia-bibliografica-da-maneira-correta-em-sua-escrita.jpeg

Utilizando referência bibliográfica da maneira correta em sua escrita

A padronização da referência bibliográfica, apesar de ser fundamental, é algo que causa dor de cabeça em muitos autores. Não é à toa, afinal existem formas corretas de formatar cada tipo de referência, como livro, artigo, site de internet, periódicos etc.

Além disso, há diversas normas disponíveis, sendo a mais comum aquela regida pela ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas. Quer aprender a referenciar corretamente os seus trabalhos? Então siga esta leitura!

Normalização de referência bibliográfica

O uso de referência bibliográfica em uma produção escrita, seja em trabalhos acadêmicos, seja em obras publicadas por editoras, é de extrema importância por dois motivos principais.

Primeiro, porque fundamenta sua pesquisa, isto é, mostra as fontes que você consultou e nas quais se baseou para escrever seu texto. E segundo, porque apresenta ao leitor uma relação de obras afins que ele poderá procurar posteriormente de forma a complementar sua leitura e se aprofundar no assunto em questão.

Há, como já dito acima, diversas normas disponíveis para formatação de textos escritos. Quando se trata de referência bibliográfica, as distinções entre as normas são ainda mais evidentes. Confira algumas:

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Este órgão oficial é responsável por desenvolver normas técnicas em absolutamente todas as áreas profissionais praticadas no Brasil. As normas referentes à padronização de textos é apenas uma delas.

APA (American Psychological Association)

Apesar de ser elaborada pela associação de Psicologia dos EUA, esta norma é utilizada por diversas áreas científicas, particularmente na padronização de artigos publicados em periódicos.

Vancouver

Foi elaborada pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas e é amplamente usado em trabalhos e publicações nas áreas médicas e biomédicas.

Chicago

Esta norma foi baseada no manual de estilo de redação da Universidade de Chicago, nos EUA, e é amplamente utilizada para diversos tipos de publicações, mas é pouco conhecida no Brasil, sendo mais usada nos EUA.

MLA (Modern Language Association)

Outra norma baseada em manual de estilo de escrita, a norma da MLA também não é muito conhecida no Brasil, mas é bastante usada no exterior, portanto, conhecê-la pode ser útil para quem escreve em outras línguas e pretende publicar em outro país.

Tipos de publicações que precisam de referências bibliográficas

Se você escreve ficção, dificilmente vai precisar fazer uma referência bibliográfica. Mas existem muitos tipos de livros que precisam ter essa relação de obras consultadas. Veja:

Trabalhos acadêmicos

Podem ser teses e dissertações ou mesmo uma coletânea de artigos com temas afins, tem se tornado frequente a publicação de trabalhos acadêmicos por meio de editoras. Nesse tipo de obra, é obrigatório o uso de referências, visto que se trata de um trabalho de pesquisa com fundamentação teórica.

Livros de não ficção

Podem ser biografias, tratados históricos, políticos, temas relacionados à psicologia, autoajuda… Ao contrário do trabalho acadêmico, esse tipo de livro não tem característica monográfica e acadêmica. Mas geralmente se trata também de um trabalho de pesquisa, e por isso se utilizam a referência bibliográfica para consulta.

Livros técnicos

Este tipo de obra normalmente funciona como um manual ou guia técnico sobre determinado assunto. Uma característica dele é ser didático e sequencial, diferente de um trabalho acadêmico, que pega um tema e se aprofunda nele.

Livros didáticos

Podem ser desde livros usados para crianças no primário até no ensino superior. Sua intenção é apresentar o conteúdo de determinado grau de estudo ou curso, o qual deve complementar os ensinamentos de um professor qualificado.

Obras de consulta

Como o nome diz, são livros usados para se fazer consultas, e não necessariamente para serem lidos em sequência. Podem ser dicionários, gramáticas, guias, entre outros.

A referência bibliográfica, como pode ser visto, faz parte do cotidiano de muitos escritores, e é importante aprender a usá-la.

Quer receber mais dicas exclusivas sobre o mundo da escrita? Assine agora a nossa Newsletter!

Postagens relacionadas
Como escolher um bom título para o seu livro
Como escolher um bom título para o seu livro
dissertacao-de-mestrado-o-que-fazer-para-transformala-em-um-livro.jpeg
Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?
Como escrever bons diálogos veja 4 dicas
Como escrever bons diálogos: veja 4 dicas
60438-5-formas-de-despertar-ideias-para-escrever-um-livro
5 formas de despertar ideias para escrever um livro
5-dicas-essenciais-para-escrever-um-livro-infantil.jpeg
5 dicas essenciais para escrever um livro infantil