vai-escrever-um-livro-planeje-melhor-o-seu-tempo-com-essas-5-dicas.jpeg

Vai escrever um livro? Planeje melhor o seu tempo com essas 5 dicas!

Quando o objetivo de escrever um livro é traçado, o trabalho duro começa. O escritor percebe, logo de cara, que não basta somente gostar de escrever e ter boas ideias. É preciso desenvolver e aplicar técnicas de gestão de tempo para que esse sonho se torne possível.

Para ajudar você a aproveitar melhor o seu tempo, trazemos no post de hoje 5 dicas práticas. Continue a leitura e confira!

Defina suas atividades diárias

Fazer uma lista de atividades diárias e estimar um tempo médio para a realização de cada uma delas é o primeiro passo. A partir do momento em que você põe no papel — ou em uma planilha — tudo o que precisa ser feito, fica mais clara a sua visão de quanto tempo pode despender para se dedicar ao livro, sem atrapalhar nenhum outro aspecto de sua vida.

Elabore uma linha de tempo e um diário

Manter um diário de atividades e, aos poucos, dispor os acontecimentos em uma linha de tempo é algo que ajudará você a se manter focado e entender como seus próprios hábitos funcionam.

Inclua quantidade de palavras alcançadas, tempo médio de trabalho diário, horário em que você consegue se concentrar mais e outras informações que julgar relevantes. Essa coleta de dados ajudará a desenvolver bons hábitos e a eliminar os maus.

Crie um calendário de metas

Outro ponto importante é criar um calendário de metas relacionadas ao seu livro. Nesse ponto, trace metas realistas, que possam ser, de fato, alcançadas. Desse modo, você evita frustrações e consegue se manter motivado diante de um planejamento real.

Procure alcançar sua meta de número de palavras diárias aos poucos. Se você pretende escrever, por exemplo, 2.000 palavras em 90 minutos todos os dias, comece com 500 palavras em 60 minutos e vá aumentando gradativamente. E lembre-se de incluir um dia de folga em seu calendário de vez em quando. Isso é importante para repor as energias e trazer mais inspiração.

Adote hábitos disciplinares

Criar hábitos disciplinares é o que vai fazer com que o seu livro se desenvolva dentro do prazo estipulado. Isso porque, ao contrário do que possa parecer, um escritor profissional não escreve somente quando lhe vem inspiração.

O escritor deve impor a si mesmo algumas regras e se habituar a escrever em horários e dias específicos, resistindo às distrações. Pode parecer difícil no começo, mas a determinação faz com que a obrigação se torne uma atividade leve.

Utilize ferramentas de planejamento

Ao planejar a história do livro propriamente dita, recorra às ferramentas de planejamento disponíveis na internet, assim, a probabilidade de você “se perder” na história ou esquecer ideias é reduzida. Ferramentas como o Trello, o Xmind ou o Neotriad, por exemplo, são de grande ajuda, pois são simples e ajudam a elaborar um mapa mental com muito mais eficiência.

Ferramentas como o Google Agenda e a boa e velha planilha no Excel também são aliados perfeitos na hora de escrever um livro.

Deu para notar que são muitas as medidas que você pode tomar para se planejar e gerir o seu tempo, não é verdade? Independentemente de quais dicas você vai levar em conta, o importante é que você se planeje. Esse é, sem dúvida, o primeiro passo na vida de quem deseja publicar seu livro!

Se você gostou deste post, vai gostar de conhecer também 3 escritores famosos e seus rituais de sucesso!

Postagens relacionadas
39096-passo-a-passo-como-escrever-um-livro-do-zero
Passo a passo: como escrever um livro do zero?
5-dicas-para-escrever-um-livro-infantil24779
5 dicas para escrever um livro infantil
dissertacao-de-mestrado-o-que-fazer-para-transformala-em-um-livro.jpeg
Dissertação de mestrado: o que fazer para transformá-la em um livro?
generos-literarios-saiba-como-diferencialos.jpeg
Gêneros literários: saiba como diferenciá-los
conheca-as-teses-do-conto-de-ricardo-piglia.jpeg
Conheça as teses do conto de Ricardo Piglia

Comentários no Facebook