voce-sabe-o-que-e-revisao-de-literatura-entenda-aqui.jpeg

Você sabe o que é revisão de literatura? Entenda aqui!

Se você sonha em se tornar um escritor com obras publicadas, é preciso conhecer alguns processos que acontecem antes dos livros chegarem, de fato, às prateleiras de livrarias. Um deles é a revisão de literatura!

Certamente você já sabe que todo material precisa ser revisado para não haver erros ortográficos, gramaticais ou de formatação. Porém, esse tipo de revisão é diferente, pois estamos falando da conferência das referências literárias usadas — direta ou indiretamente — para desenvolver o conteúdo. E, apesar do nome parecer coisa de TCC, não se engane! Ela é importante para quase todos os tipos de textos, não apenas aqueles desenvolvidos no âmbito acadêmico.

Ainda está um pouco confuso sobre o que é revisão de literatura, para que serve e como deve ser feita? Então continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é revisão de literatura?

A revisão tem por objetivo checar a veracidade e a qualidade de todas as referências bibliográficas — sejam elas autores, livros, artigos, notícias etc. — usadas para compor o texto de uma obra de não-ficção.

Conheça agora os motivos que a tornam tão importante para o sucesso da sua publicação!

Evitar erros

Obviamente, tudo que não é conferido é passível de erro e com os livros não é diferente. Já imaginou precisar tirar às pressas seu trabalho de circulação ou ter que se retratar publicamente por um erro que poderia ser evitado com uma revisão de literatura?

Claro que se seu livro for de ficção, não há o compromisso com a verdade, mas caso ainda não tenha ficado claro: essa etapa é fundamental para todas as obras de não-ficção.

Buscar textos e autores relevantes

Além de evitar erros, essa revisão permite que você verifique a qualidade das fontes e repense as referências literárias escolhidas para embasar o livro e, se for o caso, tenha a chance de enxergar que há textos e autores mais relevantes a serem considerados.

Esqueceu de citar um autor super renomado ou descobriu uma obra que traz uma nova luz para seu tema? Esse é o momento!

Dar credibilidade ao texto

Quando não há erros e as referências são relevantes, de boa qualidade e totalmente condizentes com o contexto da história, as visões apresentadas sobre o assunto ganham uma base sólida e tornam-se mais respeitadas e, até mesmo, mais convincentes.

O conhecido ditado “contra fatos não há argumentos” é uma ótima e breve explicação do que a credibilidade pode fazer pelo seu trabalho. De nada adianta ter uma ótima escrita e um tema superinteressante se no livro não houverem boas referências para sustentá-lo. Quando se trata de não-ficção, a credibilidade do texto é um fator determinante para o sucesso.

Nada impede que você crie novas teorias, sugira um novo olhar sobre um assunto já bastante discutido ou até levante uma polêmica. Você pode fazer tudo isso desde que esteja sempre acompanhado de boas — e verdadeiras — referências. Para tanto, basta lembrar-se de o que é revisão de literatura e colocá-la em prática antes de publicar seu livro!

Quer saber mais sobre temas importantes para a carreira de escritor? Então assine nossa newsletter e receba artigos como este diretamente no seu e-mail.

2
Mockup-Horizontal (42)
Mockup Horizontal (51)
Postagens relacionadas
o-que-e-book-trailer-e-como-utilizalo-na-divulgacao-de-livros.jpeg
O que é book trailer e como utilizá-lo na divulgação de livros?
207112-estender-500-palavras-generos-literarios-saiba-como-diferencialos
Gêneros literários: saiba como diferenciá-los
Depositphotos_101838372_m-2015.jpg.jpeg
7 comunidades de escritores que você não pode ficar de fora
5-elementos-fundamentais-para-escrever-um-livro-de-suspense.jpeg
5 elementos fundamentais para escrever um livro de suspense
60777-x-melhores-maneiras-de-se-concentrar-enquanto-escreve
6 melhores maneiras de se concentrar enquanto escreve