O sonho de todo escritor, além de publicar, é que sua obra seja lida por muitas pessoas (que a partir dela podem ter múltiplas interpretações e se desenvolver intelectualmente).
Para isso, no entanto, é preciso que a comunidade leitora tenha conhecimento dos títulos em lançamento. O desenvolvimento de um press release para seu livro é uma das melhores maneiras para auxiliar na divulgação.
Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas que os escritores geralmente têm sobre o press release para livros. Portanto, se deseja ficar bem informado sobre o assunto, siga conosco!
1. O que é um press release?
O press release é uma ferramenta utilizada por assessores de imprensa para emplacar notícias sobre as empresas ou profissionais que eles divulgam, nos meios de comunicação. No caso de um release de um livro, pode ser feito um resumo sobre do que a obra se trata, informações sobre o autor, apresentar a data e o local do evento de lançamento etc.
2. Qual é o objetivo do press release?
O objetivo de fazer um press release para seu livro é divulgá-lo para a maior quantidade de pessoas possíveis, por meio dos veículos de comunicação, como jornais, portais de notícias, emissoras de rádio e televisão.
Assim, você poderá enviar as informações acerca do lançamento da sua obra como sugestão de pauta para os jornalistas. Eles poderão desenvolver matérias e fazer uma cobertura do lançamento do livro, alcançando muitas pessoas.
3. Como escrever um bom press release?
Um press release deve chamar a atenção dos jornalistas e é por isso que deve-se deixar claro do que o texto se trata logo no título. Pense que os produtores de conteúdo dos grandes canais recebem muitos releases por dia e o seu deve ser chamativo para não se tornar apenas mais um.
Além disso, deve ser escrito em forma de notícia e trazer todas as informações que se espera do chamado lead jornalístico. Trata-se de um conjunto de perguntas que devem ser respondidas em qualquer texto do tipo. São elas:
- quem?
- o quê?
- onde?
- quando?
- como?
- por quê?
4. Como garantir que um press release seja divulgado na imprensa?
Não existe uma garantia de que um press release emplacará na imprensa, porém algumas boas práticas podem fazer com que ele tenha mais chances de ser divulgado.
Uma delas, conforme explicamos, é ter um título persuasivo e que chame a atenção dos produtores dos veículos de comunicação. Além disso, contar com uma assessoria de imprensa de qualidade é essencial.
Isso se justifica porque, geralmente, os assessores já tem uma relação profissional e até mesmo de amizade com os jornalistas, conseguindo uma certa prioridade em relação a desconhecidos que enviam material.
Como você pode perceber, para desenvolver um press release para seu livro é preciso ter entendimento sobre a prática jornalística. Além disso, o bom relacionamento com os veículos midiáticos é fundamental para emplacá-lo.
É por isso que contar com uma assessoria é tão importante e isso já é oferecido pelas próprias editoras. Nós da Autografia oferecemos esse serviço aos nossos autores parceiros. Entre em contato conosco e saiba mais!