Semanalmente, a Autografia lança novos títulos, que ficam disponíveis na loja da editora, entre outros canais de venda. Alguns desses lançamentos contam com eventos com a presença dos autores. Confira aqui as novidades desta semana e suas sinopses:
Woody Allen: seus filmes são mesmo autobiográficos? – Elie Cheniaux
“Tão apaixonado por Woody Allen quanto por seu suposto alter ego das telas, Elie Cheniaux se debruça de forma minuciosa sobre a vida e obra do ator, diretor e roteirista para investigar até que ponto vão as semelhanças e diferenças. A decupagem criteriosa de seus 50 longas-metragens resultaram em um trabalho revelador por parte do autor. Marcelo Janot (crítico de cinema, O Globo)”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Toda Estupidez – Ranieri Carli
“A presente coletânea de poemas debruça-se sobre algumas questões de nosso tempo, refletindo a propósito delas. Busca colocá-las em versos, com rima, ritmo e métrica. Privilegia as palavras que expressem bem a relação entre conteúdo e forma da poesia. Tenta a todo instante evocar esteticamente aquilo que experimentamos na banalidade do nosso dia a dia”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Nunca disse que sempre te amei – Eduardo Rangel
“Não era pelo distanciamento de sua esposa, tampouco seria uma aventura. A chegada de Nádia ao edifício em que Rogério morava desencadeou uma sequência de fatos que o levaram a emoções novas e intensas. Ele se sentiu encantado por ela desde o exato instante em que seus olhares se cruzaram pela primeira vez! Rogério, então, passou a viver em constante dilema. Aquele sentimento era para ele mais do que uma traição conjugal. Ele sofria por ter que escolher entre seus valores ou a felicidade plena ao lado de sua amada. Um conto romântico, mas de grandes reflexões sobre a vida, seus múltiplos caminhos e as escolhas que fazemos a cada passo”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Memórias da esquizofrenia – Samantha Larroyed
“Este livro fala sobre as aventuras e desventuras de uma pessoa com esquizofrenia. Os objetivos principais são compartilhar experiências com quem também convive e sofre em razão da doença e de como é vista pela sociedade, e ajudar a compreender melhor o universo dos esquizofrênicos. Com uma linguagem direta e honesta, Samantha Larroyed expõe as agruras dos surtos psicóticos e convida o leitor a se questionar: o que é ser normal?”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Cultura e identidades: (“des-”) caminhos das margens – Idemburgo Frazão e Patrícia Rangel
“Este livro “Cultura e identidades: (“des-“) caminhos das margens” é uma coletânea de textos de alunos e professores participantes do grupo de pesquisa “Margens da Literatura – CNPq”, liderado pelo professor Idemburgo Frazão, do Programa de pós-graduação em Humanidades culturas e artes da Unigranrio. São textos que promovem um amplo debate acerca de questões inerentes às identidades e/ou marginalidades e sua imbricação com a cultura no mundo contemporâneo, tratando de aspectos que entrelaçam diversas manifestações culturais”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Diversidades e loucuras em obras de arte: um estudo em arteterapia I e II – Vanda Lúcia da Costa Salles
“O livro ‘Diversidades e Loucuras em Obras de Arte-Um Estudo em Arteterapia I e II’ é constituído de ensaios, que são divididos em duas partes, a saber, Ensaio I e Ensaio II. No ‘I’ temos cinco ensaios que tratarão de africanidades – Literatura Infantojuvenil em Amélia Da Lomba (Angola), a Poética de João Tala (Angola), a Poética de Niyi Osundare (Nigéria), Filomena Vieira (Guiné-Brissau/França), e os principais artistas plásticos contemporâneos de África”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
A pedra mágica – Marco Barella
“Um italiano e seu cão irão achar na mata uma pedra diferente que irá transformar as vidas deles. Com ela farão milagres que as pessoas duvidarão, inclusive com a permissão de Deus, irão trazer pessoas de volta a vida… Um jovem de família muito humilde estará presente firmemente na vida dos dois, assim como os pais do italiano aparecerão várias vezes para se comunicar com ele, apesar de estarem já falecidos…”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Regando flores mortas – Leonardo Cezareto
“O livro traz poemas sempre angustiantes, rebeldes e sobreviventes do autor em sua fase jovem, às vezes mostrando um pouco de humor. Em seu primeiro capítulo traz poemas românticos saudosos, de relações amorosas passadas e deixadas para trás. No segundo capítulo, poemas sociais e políticos, apontando problemas do ponto de vista do autor no sistema e na sociedade. O terceiro capítulo mostra um lado mais íntimo e completamente nítido da angústia vivida por ele. O último mostra o que então seria o primeiro indício de salvação, mas como sempre de forma delusória”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
SZABO – Gino Netto
“Marcondes não se enquadra no tipo do detetive de escritório, nem no modelo de hacker ou engenheiro social, sua astúcia é capaz de fazê-lo infiltrar em companhias estrangeiras cujos complôs apontam a um tipo de subtrama atrativa e dinâmica. O livro traz ainda a sensualidade da ruiva de Gigia e o enigmático Timothy. O leitor que se aventure na história de Szabo estará de posse de uma obra inaugural, mas ao mesmo tempo encontrará a marca de uma escrita experiente e, acima de tudo, aberta à interlocução”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Processamento cognitivo da linguagem – Gladiston Silva
“Este trabalho representa o início de um novo olhar para o estudo voltado ao processamento psicolinguístico de metáforas no português brasileiro, pois, como será demonstrado, as pesquisas nessa área supervalorizaram a convencionalidade como principal parâmetro para o estudo em tela, deixando de lado a familiaridade e o aptnees (adequação), que formam, juntos, o restante do tripé de sustentação da expressão metafórica”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Supervisão educacional e o ensino de química – Thuany Alves
“O modelo convencional de ensino de química, pautado em aulas expositivas nas quais os alunos são agentes passivos, vem se mostrando cada vez mais insuficiente para uma aprendizagem efetiva. Novas estratégias têm sido buscadas para dinamizar o ensino de química, de modo a harmonizar os aspectos lúdicos e didáticos, mas infelizmente, seja por fatores relacionados à infraestrutura escolar, à capacitação docente ou a políticas públicas, a implementação de diferentes métodos de ensino encontra grandes dificuldades. Neste trabalho são apontadas algumas formas através das quais a supervisão educacional pode superar os obstáculos encontrados ao longo desse processo”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Para todo o sempre – Ana Cruz
“Jack é um homem voltado para o trabalho e para sua irmã. Rebeca é uma jovem que busca sua primeira posição no mercado de trabalho. Os dois sentem logo de cara a química entre eles. Depois de sete anos de relacionamento, o inesperado acontece. Tudo que era flor se transforma em espinho. Um jogo é criado para que não exista o Para Todo o Sempre. Será que a força desse amor será capaz de vencer? Será que existirá o Para Todo o Sempre? A vida é feita de escolha e, talvez, escolher – para eles – não seja uma opção. Eles possuem a escolha de entrar no jogo ou separar, Rebeca escolheu pelos os dois. O Para todo o Sempre será possível depois de tudo? Abra de descubra”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
As Doces Lembranças de um Inquilino – Bruna Amaral
“Este livro relata a biografia de uma professora de Literatura que, marcada pelo pesadelo de um passado sombrio, perdas familiares e ignorância, desacredita na existência de um amor verdadeiro. Será cativada quando encontrar o Guardião do amor, um anjo que ministrará a sua vida através de ensinamentos fraseológicos, que transformará completamente os seus sentimentos interiores”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
O norte do Rio de Janeiro no século XVI – Arthur Soffiati
“Por meio de ensaios, como costuma proceder o autor, examina-se, neste novo livro, a formação geológica, os tipos nativos de vegetação, os povos indígenas que primeiro chegaram ao norte do Rio de Janeiro e a única tentativa oficial de fundar uma colônia portuguesa às margens de um rio que a corta. A experiência foi efêmera e deixou poucas marcas físicas e documentos. As fontes mais informativas são as cartas náuticas, às quais o autor dedica especial atenção. Restaram também poucas informações de viajantes, que temiam pôr os pés no continente, temerosos das represálias que poderiam sofrer dos indígenas que a habitavam”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Seja pleno do nascer ao pôr do sol – Tiago Carvalho
“A vida é um verdadeiro presente divino. Um sopro de energia nos infla e nos dá vida, faz nosso coração pulsar, nosso corpo se desenvolver e nossa alma florescer. Assim como num sopro, dias vão e outros vêm, assim como na vida, uns partem e outros chegam. Não imaginamos quando será o início nem prevemos quando será o fim, mas se há algo que podemos controlar é o caminho que percorremos, e então, fazer dele um legado, que seja inesquecível aos que ficam, passa a ser nossa missão”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Família Bem do Mundo – Bernardo Pereira Soares
“Família Bem do Mundo é um romance infantojuvenil que contém uma trama surreal! A narrativa conduz o leitor a descobrir quem são os seres encantadores: o casal Título e Seletora, os irmãos Início, Fim, Continuação e Arte, Thommy Orelha, Null, Change (um metamorfo), Cristal (uma Rainbow), Mirai, entre outros, que surgiram da inspiração literária do Bernardo Pereira Soares. Fica, portanto, o convite a você, para conhecer também os cenários que mesclam realidade e fantasia em um labirinto de suspense. É para ler, imaginar, sonhar e descobrir como partes de um livro ou de um texto se transformaram nesta bela história. Aventure-se”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Nossa história, nosso amor – Francisca Pereira
“Um menino pobre e traquino, que se tornou um jovem forte e lutador, em prol de todos os seus sonhos tornarem-se reais e concretos. Foi esse jovem que, depois de muitas lutas e grandes decepções, encontrou a sua outra metade, que há tanto tempo aguardava, em uma pequena cidade do interior cearense; ambos se encontraram e nunca mais se deixaram, viveram um amor forte e sofrido, ultrapassando tudo e a todos que quisessem interrompê-los”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Reboot – P. J. S. Freire
“Caso você fosse capaz de viajar no tempo, o quê faria? Utilizaria seus poderes para viajar através da história? Modificaria o que aconteceu? Como reagiria se fosse o detentor do destino daqueles que ama? Conheça os ‘Viajantes do Tempo’ e encontre um novo propósito para a viagem no tempo. Descubra que pequenas escolhas podem levar a caminhos complexos. Regras foram criadas para minimizar a desordem no fluxo natural. Mas, e se elas forem quebradas? Qual seria a punição? Você estaria disposto a encarar as consequências e a sacrificar a sua liberdade por amor? Talvez, somente um ‘REBOOT’ poderá salvá-lo!”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Oportunidade única – Kelli Grace
“Este livro conta a história de uma jovem que se guardava na esperança de conhecer um homem bom e constituir uma família, entretanto, um dia ela acordou e descobriu que havia feito a pior escolha da sua vida. Foram tantas as suas lágrimas que não conseguia falar, e o que não teve coragem de contar, ela escreveu”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Pequerrucha, uma garotinha – Edson Martins
“Pequerrucha é o apelido carinhoso de uma garotinha órfã e negra. Adotada por uma catadora de lixo, Vovó Ziza, a menina é feliz. Embora a carência material faça parte do seu dia a dia, Pequerrucha tem em Vovó Ziza o afeto que toda criança precisa. Após conhecer e se encantar por uma boneca da cor da sua pele a quem dá o nome de Pequetucha, o sonho da menina é poder levá-la para casa e nunca mais se separarem, sobretudo porque a boneca negra tem um segredo que só a Pequerrucha quis revelar”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
O cachorro Rimão – Graziele Ferreira
“Nina e Juarez seguem a sua rotina diária de ir para a escola quando encontram um cachorro fantástico que sabe falar. Este cachorro se chama Rimão. Ele promove um diálogo com as crianças usando as suas rimas. Venha se divertir com esta aventura de Nina, Juarez e o cachorro Rimão”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.
Chaclin: o amigo imaginário – Nilton Riguetti
“Uma menina de 5 anos, cheia de sonhos, tem um amigo imaginário. Seu nome? Chaclin, o personagem principal de suas histórias, o ouvinte de suas histórias, o confidente. Este amigo imaginário está sempre presente e pronto, mas tem a capacidade de se esconder quando a menina não está só”. Saiba mais sobre o livro e adquira seu exemplar clicando aqui.