Graduada em Relações Internacionais e mestre em Saúde Pública, a autora Tayná Marques lança Encontro das águas, um livro emocionante sobre as diversas experiências de fé vividas com a sua mãe, com quem tem uma profunda história de religiosidade. O amor entre as duas é o fio condutor da obra, e Tayná aborda como esse sentimento move mãe e filha em um caminho belo, livre, real e encantador.
Em entrevista ao Blog Autografia, a autora conta mais sobre a trama do livro: “É uma história de amor. Amor de mãe, de filha e da vida real e cotidiana de uma família que passa por dores e alegrias. Mas acho também que é um livro sobre liberdade, a religiosa e a de pensamento, uma vez que nele estão expostas as fraquezas e as fortalezas humanas, assim como o poder da fé, uma escolha individual e independente de pressão social, influência familiar ou carreira”.
Para Tayná, Encontro das águas não deixa espaço para pré-conceitos e é um tributo ao amor e à liberdade. Dividido em capítulos, cada um nomeado por uma frase dita por sua mãe, a inspiração para produzir o livro veio de um sonho antigo: “Ouvir e contar histórias é uma das coisas que eu mais gosto de fazer na vida, e a da minha mãe sempre me pareceu a mais eclética, desafiadora e, claro, amorosa. Do ponto de vista pessoal, eu precisava tentar registrar o quanto o coração livre e humilde dela me ensina, me inspira, me faz feliz e movimenta as vidas de todos os que chegam até nós”, conta ela.
Além da motivação pessoal, Tayná também produziu a obra por um viés social, explorando os preconceitos dirigidos às religiões de matriz africana: “O livro reforça a ideia de que intolerância é o sinônimo perfeito de ignorância. Em Encontro das águas não há medo, ninguém converte ninguém, ninguém age em nome de Deus (muito menos o tráfico), nenhuma religião é melhor que outra e nenhum radicalismo justifica algum benefício. Portanto, minha maior inspiração foi o sentimento de que não sabemos nada da vida, mas que tudo depende da nossa capacidade de ação”, relata a autora.
Para Tayná, publicar o livro significa uma alegria por registrar a diferença que sua mãe faz no mundo: “Encontro das águas mostra que o mais gostoso da vida é não ter certeza sobre nada, considerando que o desconhecimento é a maior força propulsora do conhecimento. Para mim, religiosidade não é falta de escolaridade, superstição em demasia ou boia em mar aberto, mas justamente o desejo de conhecimento, movido por amor, curiosidade, diálogo, humildade e sensibilidade”, finaliza. O livro Encontro das águas está disponível em nossa loja online. Adquira seu exemplar clicando aqui.