O paulista Cleber Grafietti lança a obra Indefinido, uma coletânea de poesias escritas desde os seus 18 anos até hoje, com 43. Formado técnico em eletromecânica, pós-graduado em Engenharia de Telecomunicações e mestre em Administração, o autor atua na área de tecnologia há mais de 20 anos, mas agora se aventura na literatura, com textos que abordam sentimentos profundos como o amor, solidão, saudade, declínios, suspiros e ressurreição.
Em entrevista ao Blog Autografia, Cleber conta mais sobre a obra e explica que o público pode se identificar com os conteúdos abordados, já que trata de situações comuns à todos: “O leitor pode tentar associar seus próprios sentimentos vividos no sentimento observado no poema. Não quero que o leitor leia o poema pensando no que eu vivi ou senti, mas, sim, pensando nele leitor, o quanto aquela experiência descrita no poema tem significado para ele, que memórias vem à tona”.
A inspiração para Cleber começar a escrever Indefinido veio aos 15 anos de idade, através da música, quando o autor pensava em letras para composições próprias: “No início eram só pensamentos, normalmente não anotava e depois esquecia. Lembro que alguns poucos poemas, em tom de rap, haviam sido escritos e gravados em um disquete. Alguns versos se foram e acabei ficando um tempo sem escrever nada, já com 18 anos voltaram à tona, quando retomei já pensando em sempre anotá-los. Quase todos os poemas foram escritos ouvindo música de vários estilos e épocas”, conta o autor.
Cleber compartilha também o processo de produção de Indefinido, até se tornar efetivamente um livro publicado pela Autografia: “Como sempre quis fugir um pouco de ter somente texto, meu irmão Caio Grafietti aproveitou para ilustrar algumas poesias. Em 2001, montei meu primeiro encarte imprenso em casa e amarrado com cordão de sisal, que levava o mesmo nome do meu livro. Fiz sozinho todo o processo de escrita e procurava mostrar para algumas poucas pessoas como estava ficando. Como o retorno era positivo, segui em frente, sempre em mente que, em algum momento conseguiria publicar meu livro. Em 2018, na bienal do livro em São Paulo tive contato com a Autografia, que de imediato chamou minha atenção”.
Para Cleber, publicar Indefinido é um sonho realizado e uma boa sensação de contribuir para a cultura. Além disso, o autor já pensa em levar outras obras ao público: “Minha expectativa é que este livro seja o primeiro de outros, que muitos leitores gostem da obra e que isso seja a inspiração para novas produções. Já tenho várias ideias em mente, agora e colocar novamente no papel e fazer acontecer”, finaliza. Indefinido vai estar disponível em breve em nossa loja online, adquira seu exemplar clicando aqui.