Literatura de cordel e física se encontram em livro paradidático

O autor Wilson Seraine, formado em Física e especialista em Proteção Radiológica em Aplicações Médicas, Industriais e Nucleares, lança “A Radioatividade na Literatura de Cordel”. O livro propõe uma inovação no ensino clássico sobre a radioatividade. Wilson utiliza a criatividade e a arte da literatura de cordel como aliados à educação, proporcionando um método facilitador para aprendizagem, através da cultural popular.

Em entrevista ao Blog Autografia, Wilson, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e membro efetivo e perpétuo da Academia de Ciências do Piauí, conta mais sobre sua trajetória: “Sou Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e coordenador do curso superior de Tecnologia em Radiologia. Publiquei 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular e, atualmente, apresento na FM Cultura de Teresina o programa semanal ‘A Hora do Rei do Baião’”.

“A Radioatividade na Literatura de Cordel” tem como proposta principal mostrar a proximidade entre as radiações e a cultura popular, no tocante à literatura de cordel: “Não é nosso intento avançarmos em teorias, nem acerca de radioatividade, nem acerca da literatura de cordel. Portanto, nos restringimos a fazer apenas um resumo sobre os dois temas, para que um conhecedor da literatura de cordel conheça um pouco sobre radiações e um conhecedor das radiações conheça um pouco sobre a literatura de cordel”, explica o autor.

Wilson conta que a ideia de produzir o livro surgiu de sua participação em um evento: “Foi no Congresso International Joint Conference – RÁDIO 2019, promovido pela SBPR (Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica), realizado no IPEN/USP. Publicamos, em co-parceria com Prof. Samuel Queiroz Pelegrinele, o artigo intitulado ‘A Literatura de Cordel no Ensino de Radiologia’. O sucesso deste foi tão satisfatório que nos rendeu apresentação oral do aludido artigo. Como já tínhamos publicado, um artigo intitulado ‘Einstein na Literatura de Cordel’ e nossa dissertação de mestrado na ULBRA/RS foi sobre o ‘A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências’, resolvemos ampliar o artigo publicado na RÁDIO e estendê-lo na forma deste livro”.

Para Wilson, publicar “A Radioatividade na Literatura de Cordel” traz uma sensação única: “Esse é nosso décimo livro, todos com temáticas culturais, mas esse tem um sabor especial, porque conseguimos unir nossas duas paixões: a cultura popular com as ciências. Portanto, temos uma ótima perspectiva de aceitação, principalmente pelas escolas de ensino fundamental e médio. É um paradidático com temos bem simples e acessíveis de compreensão, assim como deve ser o ensino de ciências, no tocante, ciências radiológicas”, finaliza. O livro “A Radioatividade na Literatura de Cordel” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.