A autora Mariana Catta-Preta, nutricionista há 18 anos, lança “Os Bastidores de um Hospital de Campanha Durante a Pandemia do Novo Coronavírus”. Na obra, dividida em plantões, a autora traz relatos sobre os desafios, tristezas e alegrias de se trabalhar na linha de frente durante a pandemia, e mostra a realidade nua e crua dos profissionais de saúde em plantão durante este período.
Em entrevista ao Blog Autografia, Mariana conta mais sobre sua trajetória e sobre o livro: “Sou formada há 18 anos, e o início da minha formação foi todo direcionado a assistência nutricional. Fiz mestrado e doutorado, desde 2009 me dediquei a academia e sou muito realizada por isso. Entretanto, no ano de 2019, eu vivi o outro lado da assistência. Meu pai foi internado e ficou dois meses até o seu falecimento, e ir à UTI por 49 dias me fez relembrar que existia um lugar onde eu também era muito feliz – dentro de uma UTI, ajudando a salvar vidas. O tempo passou, veio a pandemia e vi a possibilidade de participar de forma mais ativa e ajudar a salvar vidas”.
“O livro relata a realidade de um hospital de campanha, com todas as dores e delícias, principalmente em um país e em uma cidade onde a saúde é deixada de lado e os profissionais não são valorizados. Até hoje não recebemos o salário de julho e somos tratados como funcionários fantasmas. Eu posso garantir, não faltei nenhum plantão, não deixei de me doar 110% para aquele hospital durante os meus 2 meses de trabalho”, completa.
A inspiração para Mariana escrever o livro veio de uma conversa com sua prima e começou como um diário: “Ela disse: ‘Você deveria escrever tudo o que tem acontecido’. Eu estava escrevendo e passei para ela. Após ela ler e chorar, disse: ‘Prima, isso precisa ir pro mundo!’ e foi aí a ideia de publicar. Escrevi tudo sozinha, foi solitário e reflexivo, muitas das vezes acompanhando de lágrimas.
Para a autora, publicar o livro traz a sensação de ansiedade: “É meu primeiro livro e tenho expectativas de mostrar as pessoas a realidade de um profissional de saúde deste país. Deixo um recado: cuidem-se, continuem se protegendo e vacinem-se. A Covid19 é uma doença solitária e não desejo passarmos por uma nova onda”, finaliza. O livro “Os Bastidores de um Hospital de Campanha Durante a Pandemia do Novo Coronavírus” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui.