Nem sempre é uma tarefa fácil encontrar inspiração para escrever. Olhar para a tela do computador ou para a folha de papel em branco — sim, ainda há quem use! — e não surgirem palavras para transmitir a ideia do que se tem em mente é uma situação nada agradável e que pode, até mesmo, tornar-se uma experiência traumatizante.
Se esse é o seu caso, saiba que há formas de prevenir essa dificuldade na hora de escrever um texto. Leia nosso post e conheça 3 formas para melhorar a sua capacidade de produção textual e evitar bloqueios criativos. Confira!
Como buscar inspiração para escrever?
Iniciar a escrita de um texto, seja um artigo, seja uma crônica, seja um romance, seja até um poema, requer talento, concentração e inspiração. Mesmo que seu talento esteja em fase de desenvolvimento ou que você ainda esteja começando a se aventurar na produção de textos, existem diversas maneiras de conseguir manter a inspiração e a veia criativa e garantir que elas se mantenham ao longo do processo.
1. Busque referências
Uma maneira de manter-se inspirado é consumindo material cultural. Assista a séries e a filmes, leia livros e blogs. Expanda seus horizontes e não fique atrelado a apenas um gênero. Dessa forma, sua mente se mantém ativa e, a qualquer momento, quando você começar a reparar em detalhes, pode surgir o famoso “clique”.
Essa também é uma forma de aumentar seu repertório, pois você conseguirá ter amplo conhecimento de personagens, épocas, fatos e todo o contexto sociocultural presente em uma obra, seja ela impressa, seja ela audiovisual. Afinal, não há como escrever sobre aquilo que não se conhece, não é mesmo?
2. Saia da rotina
O escritor, mesmo que não seja uma pessoa extrovertida, necessariamente é atento e observador. Para aumentar a possibilidade de ver e vivenciar diversas realidades, experimente sair da rotina. Vai ao mesmo restaurante todos os dias? Tente atravessar a rua e observar a realidade sob outra perspectiva. Pode aparecer ali a inspiração para um novo personagem!
Não é necessário viajar para outro país ou frequentar lugares exóticos. O simples fato de olhar a realidade de um ângulo diferente já nos enriquece. Exemplos disso são os autores de Alice no país das maravilhas e de Peter Pan, que perceberam, em atividades corriqueiras, a oportunidade de deixar extravasar a criatividade.
3. Crie um banco de ideias
Nunca se sabe quando vai surgir uma inspiração para escrever. Por isso, tenha sempre à mão um caderninho de anotações para registro. A ideia de um roteiro, o tema para uma poesia, entre outros, podem aparecer quando você estiver no trânsito ou em uma consulta médica, por exemplo. Então, assim que possível, anote brevemente o que não deixará essa inspiração escapar.
Se preferir, use alguns recursos de smartphones, como gravador de voz, ou aplicativos, como Evernote ou AIVoice. O resultado é o mesmo! Assim, na hora de se sentar para escrever, basta consultar o banco de ideias!
É quase impossível um escritor nunca ter vivenciado um episódio de writer’s block, ou seja, um bloqueio. Essas dicas devem ajudar a evitar o problema e proporcionar mais inspiração para escrever.
Se quiser receber mais informações e orientações como estas, assine nossa newsletter e receba conteúdos interessantes sobre a escrita. Não perca!