Advogada lança obra para auxiliar servidores públicos em credenciamento

A servidora pública e advogada Simone Amorim lança “Inexigibilidade para o credenciamento de serviços: uma inexigibilidade atípica”, obra que tem o objetivo de auxiliar os profissionais que trabalham com contratações públicas na elaboração dos editais de inexigibilidade com foco em credenciamento. Simone, pós-graduada em Auditoria e Controladoria e instrutora de órgãos públicos no tema licitações, traz um manual prático e acessível para os operadores de licitações. 

Em entrevista ao Blog Autografia, a Bacharel em Administração de Empresas conta mais sobre a sua trajetória e sobre o tema da obra: “Quando entrei na Faculdade de Direito eu trabalhava no Tribunal de Contas do Estado, então dei um enfoque especial para o tema licitações e fui me especializando ao longo do caminho. Com esta bagagem, resolvi escrever sobre os temas cotidianos das contratações públicas e percebi que não temos literatura específica sobre Credenciamento de Serviços, então decidi falar sobre esse complexo assunto em forma de manual, diretamente para a aplicação na prática”.

“A maioria dos municípios hoje usa o credenciamento de profissionais da saúde, minha ideia é abordar todas as fases até a instrução do processo, e também mostrar para os gestores que temos outras possibilidades, que não precisamos credenciar somente médicos, temos muitos outros objetos que podem ser resolvidos pelo credenciamento, onde a licitação não ocorre porque a competição é inviável, ou seja, porque todos aqueles que forem habilitados a se credenciarem poderão atender o órgão pela divisão do objeto”, explica ela.

A autora compartilha ainda como surgiu a ideia de publicar “Inexigibilidade para o credenciamento de serviços: uma inexigibilidade atípica”: “Minha inspiração foi a falta de literatura no mercado sobre credenciamento de bens e serviços, o desafio de falar de um tema tão pouco abordado. O processo de escrita se deu a partir de estudos junto com o grupo técnico, que eu integrava à época, para regulamentar a matéria no âmbito do Tribunal de Contas. Foi quando me apaixonei pelo tema”.

Simone conta também sobre a sensação de estar publicando o livro por uma editora, o seu terceiro com a Autografia: “Estou muito satisfeita e minha expectativa é tornar meu manual um material consultivo para a formalização de processos na prática. Não escrevi para fundamentar parecer, deixo isso para os meus colegas altamente tecnicistas que tratam o credenciamento em um tópico de suas obras, eu quero auxiliar os operadores de licitações, àqueles que sofrem na prática por ausência de referências detalhadas”, O livro “Inexigibilidade para o credenciamento de serviços: uma inexigibilidade atípica” estará à venda em nossa loja online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.