Como divulgar um livro acadêmico?

Depois de tanto trabalho e dedicação, o desejo de muitos estudantes e profissionais da área acadêmica é ver publicada sua dissertação, tese ou compilação de artigos. Há diversas formas de se publicar um livro, seja por meio de grandes editoras, seja por autopublicação ou editoras independentes, uma opção cada vez mais procurada por esse público.

No entanto, após ter a obra em mãos, o próximo passo a ser colocado em prática é a divulgação. Atualmente, há muitas formas de se divulgar um livro acadêmico, e não é necessário grande investimento para que isso aconteça.

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo de como se divulgar um livro acadêmico. Estas dicas, inclusive, podem solucionar as dúvidas de vários escritores, principalmente os amadores, que ainda não sabem qual é a próxima etapa após a publicação de uma obra. Acompanhe!

Planeje-se com antecedência

Tudo na vida começa com planejamento — e isso não é diferente quando o assunto é a divulgação de um livro. Em primeiro lugar, com um mês de antecedência do lançamento, elenque quais serão as ações de marketing e como será feita a divulgação. Depois, faça uma lista com todos os gastos que você terá na produção e na veiculação de todos os materiais de propaganda necessários.

Prepare um material de divulgação

O material de divulgação é essencial para que o público descubra, por meio dos veículos de comunicação, quando ocorrerá o lançamento do seu livro. Para isso, escreva um release, que é um texto jornalístico enviado para a imprensa. Nele, é preciso informar dados sobre a obra, o autor e, claro, o lançamento.

Juntamente com o release, crie um convite virtual do lançamento, com a capa da obra, e envie por e-mail para sites relacionados e sua lista de contatos. É recomendável que os arquivos de imagem estejam salvos em formato JPG ou PNG, em média resolução.

Busque o apoio da mídia

Recorrer a jornais, revistas e emissoras, tanto de rádio quanto de televisão, pode ser uma ótima forma de divulgar o lançamento de um livro. Procure no Google quais são os veículos de comunicação mais atuantes da região onde você mora e crie um mailing, isto é, uma lista de contatos com e-mails e telefones.

No caso do livro acadêmico, também é interessante buscar as emissoras de TV mantidas pelas universidades e instituições educativas. Geralmente, esses canais dedicam boa parte de sua programação à divulgação de atividades educacionais, o que pode ser a alternativa ideal para divulgar a sua obra.

Chame os amigos para escrever resenhas

Você tem amigos que escrevem bem? Então, peça a três ou quatro deles para produzirem resenhas sobre a sua obra. É essencial que escrevam com qualidade, coerência e criatividade. Textos concisos, claros, interessantes, objetivos e sem erros gramaticais são grandes aliados da divulgação do seu livro!

Envie as resenhas para sites voltados para a literatura e a cultura. Há vários na internet, porém é preciso ficar atento à qualidade, pois um texto bem escrito perde o seu valor quando é publicado em páginas com leiaute desorganizado, cheio de erros gramaticais e com poucos leitores. Portanto, procure aqueles que têm boa apresentação, credibilidade e postura profissional.

Quando entrar em contato com esses sites, sugira uma parceria. Muitos sites e blogs que tratam de literatura estão abertos a firmar parcerias com os autores. Você pode, por exemplo, disponibilizar exemplares da sua obra para serem sorteados entre os leitores da página.

Utilize as redes sociais

Também é possível divulgar um livro acadêmico por meio das redes sociais. Publique fotos do lançamento, assim como a capa do livro, excertos da obra, convite de eventos e palestras de divulgação, e os links onde seus releases e resenhas forem publicados. O Facebook, principalmente, é uma interessante plataforma de divulgação.

Por meio do Facebook, você poderá criar uma fanpage exclusiva para o livro, na qual poderá fazer publicações sobre a obra, bem como sobre o evento de lançamento. Além disso, essa rede social permite que sejam feitas publicações pagas. Assim, você pode impulsionar os seus posts para que eles atinjam uma quantidade maior de pessoas.

Já no Twitter, publique frases que mais se destacam na sua obra. Você pode criar uma conta pessoal ou destinada ao seu livro. No entanto, não faça propaganda a todo instante! Aposte em um tom mais sutil. Escrever em sites voltados para a literatura e a cultura também ajuda muito na divulgação. Os textos, inclusive, podem ser compartilhados nas redes sociais.

O LinkedIn, por sua vez, é uma rede social voltada para fins profissionais. Nele é bem provável que você encontre colegas do meio acadêmico e alunos de cursos de graduação da área em que atua que poderiam ter interesse no material. Você pode fazer resumos de capítulos da sua obra e publicar na seção de artigos que esse meio disponibiliza.

Faça um evento de lançamento

O lançamento do seu livro pode ocorrer em livraria, restaurante, biblioteca, escola, universidade, entre outros. Basta entrar em contato com o local do seu interesse para saber se há agenda disponível para o grande dia. E não se preocupe — o lançamento do seu livro não exige um grande coquetel! O foco principal é a divulgação do livro. Então, antes de partir para os autógrafos, que tal programar uma palestra sobre o tema?

Realize parcerias com influenciadores para que divulguem a obra

Hoje em dia, existem muitos influenciadores digitais, até mesmo quando falamos em livro acadêmico. Principalmente entre os leitores mais jovens, você encontrará pessoas que seguem essas personalidades das redes sociais.

Portanto, descobrir quem são os influenciadores digitais que o seu público acompanha pode ser uma ideia interessante para que a sua obra seja divulgada. Assim, eles poderão fazer vídeos e publicações falando sobre o seu vídeo.

Participe de feiras do livro

Entre em contato com as secretarias de cultura das cidades próximas da sua e solicite a data das feiras do livro municipais. Participar desses eventos pode ser uma boa estratégia para você, que busca entender como divulgar um livro acadêmico.

As feiras dos livros também podem acontecer em universidades que fazem eventos próprios. Informe-se também sobre essas datas e como participar desses eventos. Assim, será possível mostrar a sua obra para pessoas que realmente podem ter interesse nos temas que você aborda.

Tenha uma landing page

Uma landing page nada mais é do que um site de uma página só. Esse instrumento pode ser utilizado para reunir uma série de informações sobre o seu livro. A ideia é que as pessoas possam localizar a página em buscas no Google e que você também possa promovê-la nas redes sociais.

A página pode conter uma breve biografia, como sua trajetória no meio acadêmico, e informações que podem ser úteis para o leitor. Além disso, podem ser incluídos resumos da obra, vídeos com você explicando brevemente o que é desenvolvido e que assuntos são tratados em cada capítulo da obra etc.

Conte com o suporte de uma empresa especializada

Divulgar um livro acadêmico pode parecer uma tarefa complicada, mas você não está sozinho. Optar por uma editora que ofereça suporte profissional em todo o processo, desde a edição até a divulgação, pode garantir o sucesso da sua publicação. Por isso, antes de contratar uma editora, não deixe de verificar que tipo de apoio ela oferece a seus clientes antes e depois da impressão da obra.

Com uma empresa especializada e que pode oferecer um suporte no momento de divulgar um livro acadêmico, ficará mais fácil fazer com que a sua obra seja um grande sucesso. Assim, além do retorno financeiro, você também terá a satisfação de saber que contribuiu com a formação de muitas pessoas.

Tão importante quanto a publicação é saber como divulgar um livro acadêmico! Aqui, na Autografia, oferecemos aos nossos autores a chance de um lançamento e também o serviço de assessoria de imprensa, caso queiram que toda essa divulgação da obra seja feita por nós.

Deseja conhecer as formas de publicar um livro? A Autografia tem informações para você. Entre em contato conosco e confira agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.