Identificar o público-alvo do seu livro antes de partir para o processo de divulgação é essencial para garantir sucesso no mercado editorial. O livro é pensado em termos de forma e conteúdo para um determinado grupo de leitores e chegar até essas pessoas é muito importante para o autor. Como fazer isso envolve um processo dinâmico e instigante.
É importante pensar em algumas questões básicas que ajudam a compreender melhor quem é esse público-alvo e como estabelecer com ele uma relação mais produtiva. Como esse público se comporta, quais suas principais características e anseios? Como seu livro vai interferir na vida do público? Ele será uma aquisição útil em que medida?
Essas questões estão no centro do processo de publicação de uma obra literária e norteiam as estratégias para atingir um público-alvo de forma aprofundada. Alguns tópicos especiais merecem uma atenção redobrada. Quer saber mais? Confira!
Linguagem
A literatura infanto-juvenil, por exemplo, exige algumas adaptações para um público que se inicia no hábito da leitura e tem determinado apreço por temas mais lúdicos ou fantásticos, além de um cuidado com a linguagem para cativar essa faixa etária. É preciso conhecer a fundo seu leitor e estar em sintonia com a abordagem que o atraia.
Um livro com palavras complexas ou raciocínios de difícil compreensão afasta um leitor escolar, mas pode casar bem com um leitor acadêmico versado na área. Tudo depende de qual público-alvo está na mira.
Classificação indicativa
Pensar a linguagem na obra literária é adequá-la conjuntamente à faixa etária a que o livro se destina. Um jovem leitor está mais antenado nos tempos atuais com a chamada literatura jovem adulta (do inglês “young adult literature”) do que com o texto clássico tradicional.
Essas diferenças de interesse literário variam de acordo com a faixa etária, porém, não se trata de uma receita de bolo. É preciso ter em mente o quanto as pessoas são influenciáveis por amigos e familiares e de como esses gostos mudam com certa facilidade.
Gênero literário
Há diversos gêneros na literatura e muitos autores conseguem caminhar bem por vários deles. Porém, é comum que alguns gêneros se deem melhor nos nichos de mercado mais tradicionais e outros, mais ousados, consigam um público diferenciado. O importante é definir o gênero do seu livro com clareza para colocá-lo no mercado.
Literatura policial é um nicho muito relevante, que há décadas movimenta o mercado literário. Porém, atende um grupo de leitores com interesses em comum pelo suspense narrativo. É preciso conhecer esse público-alvo com profundidade para saber de que ele sente falta de ler nesse segmento e, assim, produzir algo novo e que chame atenção pela sua qualidade.
Utilidade do conteúdo
O conteúdo produzido, antes de chegar a uma versão final do texto, serviu a toda uma expectativa do autor em abordar um determinado tema e produzir algo relevante sobre ele. Essa utilidade do conteúdo produzido precisa estar clara, sabendo o que já foi feito no segmento e como o público-alvo recebeu essas obras publicadas.
Assim, há tempo para conceber algo que surpreenda o público e lhe garanta uma experiência de leitura prazerosa, não caindo na velha e fácil oportunidade de encher o mercado com títulos variados acerca de um mesmo aspecto da vida do leitor.
O público está sempre em constante mutação. Os leitores desenvolvem novos interesses e aptidões de acordo com as fases de suas vidas e, por isso, seus enfoques de leitura também mudam. Não se deve esquecer a necessidade de estar antenado com as novas tendências que surgem e podem ajudar a identificar o público-alvo do seu livro com mais clareza e objetividade.
Sente-se pronto para divulgar seu livro? Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a nossa página no Facebook e fique por dentro!