O autor e educador Rogério da Costa Ribeiro lança o livro infantil ilustrado “Sogima”. Na obra, os personagens Rany, Rayn, Anyr e Yran são amigos e vizinhos e vivem muitas aventuras no quintal do pequeno Ryan. “Sogima”, que significa “amigos”, traz a palavra como base para a narrativa, mostrando como a amizade deve ser valorizada desde a infância, construindo atitudes coletivas e tornando o mundo mais encantador.
Em entrevista ao Blog Autografia, Rogério conta mais sobre sua trajetória pessoal e profissional: “Tive a infância e adolescência vividas no reduto familiar pautada nos valores religiosos; na juventude, ingressei na vida religiosa/seminarística e cultura acadêmica; aos 26 anos, iniciei o trabalho formal, na área da educação, e constitui minha família. Sempre gostei de escrever histórias, poemas e vivências pessoais. Sou licenciado em Pedagogia e Filosofia, Especialista em Educação e docente na Educação Básica, com experiência em Coordenação Pedagógica e Projetos Socioeducativos”.
“Este livro desperta nas crianças o olhar genuíno que almeja a edificação de uma sociedade humanitária, regada por valores como a amizade e companheirismo próprios da infância. Externaliza vivências singulares no processo de desenvolvimento da criança em seu aspecto social, afetivo e cognitivo. Relata o encontro entre amigos que mergulham fundo na imaginação, no faz de conta, movidos pela curiosidade e construção de conhecimento sobre si, o outro e o mundo à sua volta”, relata o autor.
A inspiração inicial para Rogério escrever a obra surgiu de duas vivências pessoais que ocorreram simultaneamente: “Eu coordenava um programa socio-educacional na Secretaria Municipal de Educação de Cotia-SP, chamado Programa Escola da Família. Dentre as diversas atividades realizadas, o projeto ‘Roda de Leitura’ se destacou; ao mesmo tempo, houve a gestação e nascimento de meu filho primogênito. A paternidade me despertou um olhar diferente sobre a vida, a sociedade e o meio escolar, e o nome de nosso filho Ryan se tornou um marco singular e inspirador”, compartilha ele.
O autor conta ainda sobre o processo de escrita, que foi iniciado numa tarde ensolarada à beira da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no fim de 2008: “Enquanto olhava o horizonte, relembrei algumas vivências de minha infância e senti vontade de escrever! Peguei um caderno, fiz um esboço de ideias. Mostrei para minha esposa, ouvi suas sugestões e críticas, que foram fundamentais para o processo de desenvolvimento posterior. Com a chegada da pandemia em 2020, tendo que ficar em casa e viver o distanciamento social, retomei este esboço inicial, convidei minha amiga Cida Assis para ilustrar e, pouco a pouco, o livro adquiriu sua atual forma”.
Para Rogério, publicar o livro é a realização de um projeto pessoal e profissional, um marco em sua atuação como educador: “Espero que os leitores gostem, viajem no mundo da imaginação com as vivências e brincadeiras das personagens. Almejo que o livro chegue às mãos das crianças, pais e educadores, que percorra espaços de educação formal e não formal e que a leitura do livro possa despertar nas crianças o desejo de se viver intensamente cada fase e momento de sua infância. Estas vivências são marcos fundamentais em nossas relações humanas”, finaliza. O livro “Sogima” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!