Você já ouviu falar na jornada do herói?

A jornada do herói é um padrão de narrativa identificado pelo antropólogo americano Joseph Campbell em seu livro intitulado “The hero with a thousand faces” (“O herói com mil faces” em tradução livre).

A jornada surgiu do estudo de mitos clássicos da história e hoje aparece nos dramas, contos, novelas, roteiros e demais obras literárias. Ela descreve a aventura típica do arquétipo do herói: a pessoa que sai e conquista grandes feitos em nome de um grupo ou até mesmo da civilização inteira.

Descubra os detalhes — e os 12 estágios — dessa narrativa e inspire-se para, quem sabe, aplicar essa narrativa na sua produção literária.

O mundo comum do herói

O herói é apresentado de forma simpática para que o público possa se identificar com a situação ou dilema pelo qual ele está passando. Ele está inserido num mundo que tem aspectos comuns a todos nós, de alguma forma. 

O chamado para a aventura

Algum tipo de tensão na vida do herói o está puxando em diferentes direções e causando stress. Pode ser algo externo ou uma mudança interna, mas algo agita o mundo do herói. Ele se vê impelido a sair para enfrentar uma aventura que vai ajudá-lo a resolver essa tensão.

Recusa ao chamado

O herói sente medo do desconhecido e resiste ao chamado da aventura. Geralmente outro personagem pode expressar a incerteza e perigo à frente, causando essa relutância momentânea no herói.

O encontro com o mentor

O herói encontra um mentor que dará conselhos, ensinará novas habilidades e o guiará pelos desafios do caminho. Quando não há esse mentor externo personificado, o herói pode encontrar sua coragem e sabedoria de forma interna. 

A travessia do limiar

O herói abandona o mundo comum e entra na aventura de fato. Assim, ele ingressa num mundo novo, desconhecido e perigoso.

Testes, aliados e inimigos

O herói entra de fato na aventura e enfrenta diversos testes e inimigos. Podem ser figuras reais ou apenas situações que chamam para a ação. 

A abordagem

O herói enfrenta os perigos e chega a outro estágio, que apresenta desafios maiores. Agora, o objetivo da sua jornada está se aproximando cada vez mais. 

A provação

A jornada começa a se aproximar do fim e o herói entra em um espaço central nesse novo mundo da aventura. Ele confronta a morte ou enfrenta o seu maior inimigo. 

A recompensa

O herói se apodera do tesouro — que nem sempre é material — conquistado por enfrentar a morte. Pode existir uma celebração, mas há também o perigo de perder o tesouro novamente.

A volta para casa

A volta do herói para casa com sua recompensa é o arco final da jornada. Porém, ele ainda está no mundo da aventura e os perigos ainda são reais. Muitas vezes, uma cena de perseguição sinaliza a urgência e perigo da missão.

A ressurreição do herói 

No clímax, o herói é severamente testado, mais uma vez, no limite do caminho para casa. Ele é purificado com um último sacrifício, um momento de morte e renascimento, mas em um nível mais complexo. Pela ação do herói, as tensões que se apresentavam no início da jornada estão finalmente resolvidas.

O retorno com a recompensa

O herói volta para casa com o tesouro, que tem o poder de transformar a sociedade. É nesse momento que ele, transformado pela jornada, vai utilizar seus novos conhecimentos para melhorar o seu mundo. 

Essa narrativa está presente desde em clássicos como “O Senhor dos Anéis” até em livros atuais como “Harry Potter” e “Jogos Vorazes”. 

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